Plenária sobre saídas para o PPSP, em Belém

Petros

Dando continuidade às reuniões do “Fórum em Defesa dos Participantes da Petros”, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) vai realizar “Plenária Nacional, uma saída para o PPSP-1 da Petros”, em Belém, no dia 26 de setembro, às 15 horas. O objetivo é discutir alternativas ao plano de equacionamento implantado pela Petrobras e Petros. A categoria visa à manutentação do atual PPSP.

O fórum elaborou propostas sobre o plano, como o aumento da contribuição em 30% (contribuição extraordinária), contribuição de pensionista, reajuste reduzido por cinco anos do IPCA (-2,5%), recebimento reduzido em 50% do abono (13º salário) por dez anos e contribuição reduzida em 20% da indenização do pecúlio. Para cada contribuição extra, haverá obrigatoriamente a contrapartida da empresa. As propostas ainda estão em debate e abertas a contribuições.

Outro tema da plenária será o PCR e os seus instrumentos, a resolução 23/2018, que versa sobre o custeio de estatais na modalidade de autogestão de planos de saúde, e o Benefício Farmácia.

Em Aracaju (SE), a plenária nacional ocorreu durante os dias 23 e 24, como parte do ciclo de atividades que a FNP realiza em todo o país. A FNP ainda organizou ato em frente à Fábrica de Fertilizantes (Fafen), em Sergipe, buscando denunciar os prejuízos causados com a desativação das Fafens de Sergipe e da Bahia.

Fonte: Sindipetro-PA/AM/MA/AP