Sindicatos e FNP realizam ato em defesa da Petrobrás no dia 3

Contra a terceirização no setor público!

A FNP e seus sindicatos realizarão no dia 3 de outubro um ato em defesa da Petrobrás no Edifício Sede da empresa, no Rio de Janeiro. O Sindipetro-LP organizará uma caravana para participar do protesto e denunciar a política de privatização acelerada da empresa.

As inscrições para a caravana devem ser feitas através do telefone (13) 3202-1100. O prazo se encerra às 18h da próxima segunda-feira, dia 1º de outubro. É muito importante que os petroleiros se organizem e participem dessa mobilização para defender o patrimônio do país.

O ato acontecerá na mesma data em que a Petrobrás completa 65 anos, no entanto, não há o que comemorar. A empresa vem sendo alvo de um verdadeiro desmonte, que atinge em cheio um setor estratégico para a soberania do país.

No dia 28 está previsto mais um capítulo do desmonte da Petrobrás, com o leilão de quatro blocos de exploração de petróleo nas bacias de Santos e Campos, que fazem parte da área do pré-sal. O governo de Michel Temer mais uma vez quer entregar a preço de banana às grandes petroleiras multinacionais uma importante reserva estratégica do Brasil.

Poucos países têm a situação do Brasil na produção, distribuição e consumo do petróleo. É justamente por isso que os outros países estão de olho nesse leilão. A descoberta das gigantescas reservas de petróleo do pré-sal fez com que o Brasil se tornasse a principal fonte de novo petróleo convencional do mundo.

Perde o Brasil e os funcionários da Petrobrás que têm seus direitos atacados de forma cada vez mais profunda. Um exemplo é a tentativa de acabar com a seguridade social da empresa, ao mesmo tempo em que condena os próprios trabalhadores ativos a cobrir um rombo no fundo de pensão.

Terceirização, desinvestimentos, assédio moral, desvalorização salarial e insegurança generalizada estão cada dia mais presentes na realidade de diversas unidades da empresa. Praticamente todas vivem em estado de completo sucateamento por conta dessas medidas.

Temer libera terceirização no setor público
Com a sanção do Decreto 9.507 pelo presidente Temer nesta segunda-feira (24) a situação vai ficar ainda pior. O texto libera a contratação de trabalhadores terceirizados na administração direta e em autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pelo governo federal.

Com essa medida, até mesmo trabalhadores de empresas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Petrobrás, além de professores de universidades federais e servidores de várias áreas da administração direta, poderão ser terceirizados. Na prática é o fim do concurso público.

Além disso, chama a atenção parte do texto que retira do governo federal qualquer responsabilidade pela quitação de encargos trabalhistas decorrentes dos contratos em caso de falência da empresa terceirizada, ou seja, os trabalhadores podem ainda levar um belo calote do próprio governo federal!

Para dizer não a todos esses ataques e ao desmonte da Petrobrás, além de mandar um recado claro de que o petróleo brasileiro tem que ser do povo brasileiro, é fundamental que todos participem da mobilização.