Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno é marcado por ato e panfletagens

Combate à exposição ao benzeno

5 de outubro é considerado o Dia Nacional de Luta Contra o Benzeno. Para marcar a data e denunciar a exposição ao agente cancerígeno na Petrobrás, o Sindipetro-LP realizou um ato na RPBC, em Cubatão, e panfletagens nos terminais da Alemoa e Pilões.

O material entregue é um jornal especial feito pela Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBZ), que fala sobre a nova definição da Turma Nacional de Uniformização (TNU) que define que a exposição a agentes cancerígenos gera contagem especial de tempo para aposentadoria.

As atividades servem para alertar sobre os malefícios causado pelo benzeno, e buscam conscientizar os trabalhadores sobre o tema. No jornal é tratada ainda a importância de prevenir e se possível eliminar a exposição ao agente, além de denunciar sua presença nas unidades da Petrobrás, que insiste em omitir esses dados em seus relatórios.

A data se tornou marco da luta contra o benzeno devido a morte do petroleiro Roberto Viegas Kappra, que atuou onze anos como técnico de operações na RPBC e faleceu após contrair leucemia mielóide aguda por exposição à substância. Kappra tinha apenas 36 anos de idade e faleceu só 22 dias após apresentar os primeiros sintomas da doença.

Outra tragédia aconteceu no dia 18 de setembro do ano passado, quando Marcelo do Couto Santos, de 49 anos de idade, também faleceu em virtude da exposição ocupacional a hidrocarbonetos e ao Benzeno. Marcelo trabalhava há 30 anos na Petrobrás, como técnico de operação no terminal de Pilões da Transpetro de Cubatão.

Seminário discutirá o tema
Ainda como parte das atividades que marcam a luta contra o agente químico, a Comissão Regional do Benzeno da Baixada Santista e Litoral Paulista (CRBz) realiza, no dia 19 de outubro, o II Seminário sobre prevenção à exposição ao benzeno.

O evento acontece na sede do Sindipetro-LP, em Santos, e tem como objetivo alertar os trabalhadores sobre a importância dos programas de prevenção e normas regulamentadoras que tratam da eliminação ou redução da exposição ao benzeno.

Estão convidados para prestigiar o seminário órgãos  públicos, representantes de empresas, getebistas, petroleiros, sindicalistas, químicos, cipeiros, frentistas e  também os terceirizados das empresas que trabalham nas unidades da Petrobrás da Baixada Santista.

As inscrições acontecem a partir do dia 10 de outubro através do link http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/próximos-eventos. No dia do evento será necessário levar 1kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo de Solidariedade.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas através do telefone (13) 3224-5156. A sede do Sindipetro-LP fica à Av. Conselheiro Nébias n° 248, Vila Mathias.