Ato celebra 65 anos da Petrobrás e protesta contra seu desmonte e entrega do Pré-sal

Rio de Janeiro

No início da tarde desta quarta-feira (3), a partir de meio dia, um ato convocado por FNP, SINDIPETRO-LP, SINDIPETRO-RJ,FIST , COMBATE , CSP-CONLUTAS, PSTU , SEPE-RJ,SINDICATO DOS COMERCIÁRIOS DE NOVA IGUAÇU , SINDICATO DOS METROVIÁRIOS, SINTUR-RJ , SOS EMPREGO e UNIDADE CLASSISTA, celebrou no Edise, Centro do Rio de Janeiro, os 65 anos de aniversário da Petrobrás.

O ato também exigiu uma mudança na política de preços dos derivados. Mudar a lógica privatista e centrada na remuneração dos acionistas é transformar as estatais em indutoras do desenvolvimento nacional e voltadas para o benefício da população.

Com um bolo, os petroleiros representaram a retomada de nossas reservas, cobrindo de verde e amarelo as bandeiras dos países imperialistas, EUA e China, que hoje ficam com a maior fatia do bolo do Pré-Sal, graças aos seguidos governos neoliberais.

“Precisamos primeiro suprir as necessidades do povo que possibilite o desenvolvimento do país. Por isso, devemos lutar pela reversão da quebra da partilha e contra esses leilões que entregam áreas com reservas gigantes às multinacionais petroleiras” – disse Patrícia Laier, geóloga e diretora do Sindicato.

Aposentados contra o PED

Na parte da manhã, um grupo de cerca de 20 pessoas, entre ativos e integrantes da Comissão de Base dos Aposentados do sistema Petrobrás e Cabeças Brancas, realizou um protesto na AMS, no saguão do Edise.

Política de RH em debate

Outra parte do grupo, formado por integrantes da base do edifício sede, realizou uma roda de conversa em outro acesso do prédio, explicando a política de RH da empresa que está sendo aplicada a partir do PLAFORT com a implantação do PCR, que visa basicamente preparar o caminho para uma futura privatização. Na roda foi abordada a importância de  construir e aprimorar o processo de luta e resistência contra o desmonte e o modelo de gestão da empresa.

Fonte: Sindipetro-RJ