Sindipetro-LP repudia apreensão de materiais de panfletagem do Sindipetro-NF por fiscais do TRE

Nota de Repúdio

O Sindipetro-LP repudia a ação arbitrária dos fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que estiveram no sábado (20), na sede do Sindipetro-NF em Macaé, em dia e horário fora do expediente, para apreender material de trabalho dos sindicato, alegando se tratar de propaganda partidária.

De acordo com o relato do sindicato, os fiscais tentaram pular a grade externa do sindicato e ameaçaram atirar no local. Após a chegada de um diretor do Sindipetro-NF, que permitiu livre acesso dos agentes, os fiscais apreenderam exemplares do Jornal Brasil de Fato e o Boletim Nascente (periódico semanal do sindicato, utilizado há mais de 20 anos pela entidade).

Os materiais apreendidos nada mais tinham do que análise dos programas eleitorais das chapas que concorrem ao segundo turno, contendo textos de opinião.

Os Sindicatos de Petroleiros de todo o país têm como finalidade defender os interesses da categoria petroleira e isso passa por debater as propostas dos candidatos à presidência para a Petrobrás. A evidente escassez do petróleo em todo mundo, sendo as reservas do pré-sal as últimas descobertas e disponíveis nos próximos 50 anos, avaliadas em mais de R$ 50 trilhões, é impossível ao sindicato se omitir e não expor o que está em jogo para o país.

Com a mídia convencional cada vez mais partidária e elitizada, cujo acesso só é possível diante de pagamentos impraticáveis para qualquer representação sindical, a apreensão dos materiais de trabalhos do Sindipetro-NF mostra-se uma afronta aos trabalhadores. São as mídias alternativas e independentes que geralmente se levantam e apresentam argumentos contra os posicionamentos que defendem a privatização como solução para o fim da corrupção e geração de caixa para o país.

Não podemos aceitar que um órgão como o TRE, que se cala diante de declarações que atentam contra as liberdades individuais e contra a Constituição, censure um sindicato que nada mais fez do que exercer sua representatividade diante do cenário de ataques aos direitos e conquistas dos trabalhadores.

Declaramos nosso apoio ao Sindipetro-NF e nos prontificamos a atuar conjuntamente contra mais essa arbitrariedade imposta aos representantes dos trabalhadores.