Mais um vazamento de benzeno em Cubatão

300 litros

Mais uma tragédia anunciada na cidade de Cubatão. Na noite de ontem (22), por volta das 22h, na Base de Distribuição de Cubatão (Bacub), da BR Distribuidora ocorreu um vazamento de benzeno de grandes proporções.


Cerca de 300 litros do agente nocivo vazaram durante o carregamento de um caminhão. No total, cinco trabalhadores foram expostos ao agente cancerígeno e tiveram que realizar exame de urina para detectar se houve ou não contaminação.


Após o vazamento, equipes do SMS da RPBC foram acionadas e a área do vazamento foi isolada preventivamente. Nenhum trabalhador entrou na unidade nesta terça-feira porque na última medição ainda havia benzeno. Uma equipe da Cetesb foi enviada ao local para coletar informações do acidente e avaliar a situação da área.


A Base de Distribuição de Cubatão foi denunciada nas últimas reuniões da Comissão Estadual do Benzeno (CEBz) e a Comissão Nacional Permanente do Benzeno (CNPBz) por não estar cumprindo itens do Acordo Nacional do Benzeno (ANB). Além disso, os gestores do local também não tem mantido operação constante junto ao sistema de coleta de vapores.


O Sindipetro-LP esteve presente no local do vazamento e acompanhará as investigações que irá determinar  o que ocasionou o acidente.