Atividade teve Palestras, aula de pilates e sorteio de brindes para os participantes

I Seminário da Saúde dos Petroleiros

O  Sindipetro-LP, realizou na quarta-feira (31) o I Seminário de Saúde dos Petroleiros. O evento levou para os convidados presentes o debate sobre as condições de saúde dos trabalhadores ativos e aposentados diante das condições nos ambientes de trabalho, geralmente insalubres devido aos agentes nocivos e estresse.

Dentre as atividades do evento, a médica Cláudia Sffeir, Infectologista de Doenças Epidemiológicas da Secretaria Municipal de Saúde de Santos, apresentou palestra sobre o combate ao câncer de mama e da próstata, em alusão aos meses de outubro e novembro, quando são realizadas as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Logo após, Edison José Aguiar, médico do Trabalho e Clínico Geral do Sindipetro-LP, fez sua apresentação com o tema “As doenças ocupacionais da atividade petroleira”, onde relacionou as doenças da atividade dos petroleiros, que estão diretamente expostos a agentes químicos e físicos nocivos e o acelerado estilo de vida da nossa sociedade.

Edson também ressaltou a importância de agregar ao dia a dia uma boa dieta alimentar, exercícios e lazer, com atividades culturais e em contato com a natureza. Como médico no sindicato, Edson estabelece paralelos entre doenças de saúde dos petroleiros logo após sua aposentadoria. De acordo com o médico, a súbita mudança de rotina após a aposentadoria pode acarretar uma série de problemas, devido ao novo estilo de vida. Para evitar alguns problemas de saúde, o médico recomenda exercícios moderados, praticar algum hobby ou outras atividades que preencham seu dia.

A psicóloga Marcela Quadros Moretti, que atende de segunda a sexta na sede do Sindipetro-LP, falou sobre os “Transtornos mentais e do comportamento relacionados com o trabalho da categoria petroleira”. Mais uma vez, de acordo com Marcela, o estresse no trabalho tem causado cada vez mais problemas de saúde nos petroleiros. Junto ao estresse, a exposição a agentes nocivos também pode agravar ou potencializar alguns distúrbios que necessitam ser acompanhados por um profissional capacitado.

A atividade foi encerrada com uma aula prática de Pilates e palestra sobre “Os benefícios do Pilates”, apresentado pela fisioterapeuta Juliana Freitas Leite. Juliana é professora de Pilates na sede do Sindipetro-LP, em três dias da semana, as segundas e quartas, das 9h às 10h e às terças-feiras, das 16h às 17h.

Durante todo o evento o Grupo Esperança, ONG apoiada pelo Sindipetro-LP, voltada aos portadores do vírus da Hepatite C da Baixada Santista, promoveu testes de Hepatite C nos interessados.

No final da atividade houve sorteios de brindes, como aparelhos de pressão, aparelho para medir glicemia e faixa elástica para pilates.