Fórum Unitário debate a proposta alternativa ou PED

Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (12), o Fórum em Devesa dos Participantes da Petros, composto por composto por AMBEP, AEXAP, AEPET, FENASPE, FNP, GDPAPE, SINDMAR e FUP, esteve reunido para continuar a discussão sobre a proposta alternativa ao PED do PPSP.

A proposta alternativa ao PED visa mitigar danos e o impacto sobre os participantes, preservar a estrutura do Plano de Benefício Definido (PPSP), perda de direitos, cobrar responsabilidades e promover a sustentabilidade.

Nesse sentido, a reunião começou com a fala dos representantes do Sindiquímica Caxias, que foi convidado pelas entidades que compõem o Fórum a permanecer nas reuniões. Em seguida, advogados presentes deram informes sobre os processos.

Luiz Fernando, advogado do Sindipetro-RJ, informou sobre a decisão judicial que determinou a suspensão do equacionamento no Rio de Janeiro. Segundo ele, os efeitos da decisão estão valendo desde o dia 8 de novembro, data de quando foi feita a notificação.

O advogado também informou que em caso de descumprimento da decisão judicial pela Petros, caberá ao Sinpetro-RJ informar ao juiz do fato para que o mesmo tome as devidas ´providências para fazer cumprir a decisão e responsabilizar os culpados.

Ainda na reunião foi apresentada pela FUP uma pesquisa realizada pelo DIEESE sobre o cenário econômico do Brasil e o internacional. No final da tarde, diretores da FNP e integrantes do Fórum participaram, no final da tarde, de um debate sobre o equacionamento e a construção de uma unidade ao PED.

Na próxima quinta-feira (15), o Fórum volta a se reunir no Rio para continuar o debate em torno da construção de uma alternativa unitária.

Fonte: FNP