PLR: reunião com o RH nesta quinta (14)

Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (14), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e seus sindicatos vão se reunir com o RH da Petrobrás para assistir continuação da apresentação do novo regramento de PLR, no Edifício Sede da Petrobrás (Edise).

Na semana passada, na apresentação do novo regramento, o RH explicou a necessidade de mudança na "Cesta de Indicadores" (metas que são levadas em conta para determinar o valor a ser distribuído), que teve como destaque a inovação de indicadores financeiros, sem ao menos sabermos qual será o PNG para o próximo quadriênio.

Segundo os representantes da empresa, o Sest teria antecipado o prazo dado à Petrobrás para apresentação da metodologia da PLR, obrigando a antecipação das negociações, porém a direção da FNP foi categórica em deixar claro que não irá fazer negociações do futuro da PLR da categoria de forma apressada, mesmo porque a validade do regramento vigente é ate março de 2019.

Frente aos resultados positivos da empresa – prova dos esforços dos petroleiros no alcance das metas de produtividade, qualidade, responsabilidade, - a FNP entende que a discussão futura é a participação nos lucros deve ser de forma igual para todos os funcionários, sem privilégios e vantagens para alguma casta.

Por isso, em reunião da Executiva da FNP, realizada nesta quarta (13), a FNP decidiu que não irá aceitar a tentativa de impor um prazo inviável, de 15 dias, para bater o martelo sobre as alterações na Cesta de Indicadores.

A FNP também irá exigir explicação sobre o “quanto” do montante dos acionistas será destinado aos trabalhadores e irá requerer o máximo facultado em lei, ou seja, 25% dos dividendos.

Ainda sobre os indicadores, a FNP alerta sobre os reflexos do novo regramento, além da possível diminuição de postos de trabalho. Num cenário futuro, onde a empresa não tiver lucro, o Sistema de Consequência e a Base de Cálculo certamente serão polêmicos.

Mais informações serão divulgadas após o término da reunião, prevista para começar às 9 horas da manhã. Não perca!

Fonte: FNP