Sindipetro-LP promove campanha de detecção de diabetes nesta quarta-feira (14)

Dia Mundial

Hoje é celebrado o Dia Mundial da Diabetes. A data tem o objetivo o objetivo de chamar a atenção dos cidadãos e governantes para a problemática da Diabetes. Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. 

Esta data foi escolhida por ser o aniversário de Frederick Banting, o médico Canadiano que juntamente com o seu colega, Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da Insulina em 1921.

O diabetes pode ser evitado, assim como a hipertensão e o colesterol alto, desde que hábitos saudáveis, como alimentação adequada e a prática de atividade física, sejam adotados pela população. Diante disso, o Sindipetro-LP pensando no bem-estar da categoria promove nesta quarta-feira, 14 de novembro, uma campanha  para detecção da doença. O ideal é estar em jejum por pelo menos duas horas para poder fazer o teste. 

Os interessados podem comparecer à nossa sede até às 18h. 

O diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Com isso, as células do corpo ficam com pouca energia e o sangue repleto de glicose. A doença pode ocorrer já na infância ou na adolescência, mas na maioria das vezes atinge adultos.

Entre os fatores de risco para o aparecimento da doença estão a alimentação desequilibrada, pobre em frutas e verduras e rica em carboidratos e gorduras; obesidade e sobrepeso; sedentarismo (falta de atividade física) e histórico familiar.