Ação do Sindipetro-LP garante ampliação de vestiário, alojamento e sala de PT na UTGCA

Com participação da Cipa

Graças aos esforços da diretoria do Sindipetro-LP e da atuação da Cipa, cobrando melhorias para os trabalhadores, a UTGCA recebeu as adequações e ampliações do vestiário e alojamento (K25), exigidos desde 2016, em ação do jurídico do sindicato junto ao Ministério Público.

As obras, segundo a empresa, estavam previstas para o segundo semestre daquele ano, mas nada foi feito. Na ação de 2016 o sindicato cobrou esclarecimentos se os alojamentos utilizados pelos trabalhadores dos turnos de 12 horas em sobreaviso atendiam a NR-24. De acordo com a norma, as instalações sanitárias precisam apresentar proporções mínimas para cada grupo de 20 trabalhadores.

O sindicato havia cobrado também a ampliação da sala de PT, que após a chegada de novos contratados ficou inadequada para tantas pessoas. A empresa atendeu a determinação da justiça e fez as adequações ergonômicas para o contingente de 2016. No entanto, embora as melhorias na sala de PT tenham atendido a determinação legal, o número de trabalhadores em 2018 aumentou em relação a 2016.

outra q merece nossa atenção em relação a espaço ergonômico é sala de controle que foi projetada para 3 operadores e hj tem o dobro

Ressaltamos a importância do trabalho da Cipa da UTGCA, que tem representado os trabalhadores da área e cobrado muitas demandas junto à empresa, sempre com o apoio do sindicato. São ações conjuntas como essa que garantem a proteção dos direitos e conquistas dos trabalhadores!

Comemoramos essa vitória e já estamos cobrando providências quanto às necessidades que surgiram nos últimos dois anos, dentre elas pedimos a ampliação da sala de controle, que foi projetada para receber três operadores, mas que hoje acomoda o dobro de sua capacidade.