Em plenária, Sindipetro-LP irá discutir novo regramento de PLR e Resolução 23

Dia 6

Acontece, no próximo dia 06 de dezembro (quinta-feira) às 17h30, em primeira chamada e às 18h, em segunda chamada, na sede do Sindipetro-LP, em Santos (SP), uma plenária que vai discutir o novo regramento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) apresentados pela gerência da Petrobrás e a Resolução CGPAR nº 23/2018. Entre as mudanças, a empresa prevê a adoção de uma regra que pune funcionários por falhas em suas atividades com cortes na PLR. Outra mudança é o fim da antecipação do pagamento da participação no lucro.

Desde  2014, uma parcela é paga no mês de janeiro, ainda que o resultado financeiro - com dados de lucro ou prejuízo - só saia em março. O restante do repasse é feito no mês de maio, trinta dias após a PLR ser aprovada pelos acionistas em assembleia. Neste ano, a expectativa é que o pagamento saia ainda antes, neste mês, uma proposta que partiu da diretoria.A Petrobrás quer também acabar com a possibilidade de os funcionários serem remunerados em anos de prejuízo.

Sobre a Resolução 23
A Resolução 23 da CGPAR estabelece o prazo de 48 meses, contado a partir de janeiro de 2018, para que todas as empresas públicas migrem seus funcionários para um sistema paritário de contribuição aos planos de saúde, com contribuição igual entre as partes de 50%. Na Petrobrás a contribuição é de 70% para a empresa e de 30% para seus empregados.

A resolução 23, dentre outras coisas, determina que não haja detalhamento do plano de saúde no ACT e nos editais de concurso público. Com isso, o governo poderá retirar ou diminuir os percentuais de contribuição do plano de saúde nos futuros editais para novos funcionários.

O Sindipetro-LP irá trasmitir a plenária ao vivo, via vídeo conferência, para a subsede em Sâo Sebastião.