Em celebração aos 60 anos, filme com trajetória de lutas da categoria é exibido para 150 pessoas

Tudo ou Nada

Para celebrar os 60 anos do Sindipetro Litoral Paulista, foi exibido no último dia 21 de dezembro o documentário ‘Tudo ou Nada - em defesa do Brasil e da categoria petroleira’. Realizada na sede da entidade, em Santos, a atividade contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas.

Com direção de Ruy Sposati e Renato Santana, jornalistas que elaboraram dez anos atrás a revista especial de 50 anos do Sindicato, o filme revisita passagens importantes da categoria. Dentre elas, as históricas greves de 1995 e 2015, a resistência e prisão de oito petroleiros após o golpe militar de 1964, além da contínua e permanente luta em defesa da Petrobrás e do petróleo brasileiro - a serviço do desenvolvimento social do país.

Ao longo de aproximadamente 30 minutos de documentário, é possível atestar uma marca muito forte da categoria: a luta em defesa dos direitos, da soberania nacional e da democracia. Após a exibição, houve bate-papo com os presentes e entrega dos DVDs em encarte especial com textos e fotos alusivas à trajetória dos petroleiros e petroleiras do Litoral Paulista. No encerramento, o público presente participou da confraternização preparada para comemorar a conclusão da primeira etapa de um projeto que está só no começo.

Memória
O esforço por resgatar e preservar a memória da categoria não se encerra com a produção e exibição do documentário. No início de 2019, com previsão para o final de janeiro, será lançado site temático com a história dos petroleiros do Litoral Paulista. Além de lançar o documentário ‘Tudo ou nada’ online, assim como as entrevistas do filme na íntegra, serão reunidos relatos orais dos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras, fotos, recortes de jornais, áudios e vídeos que ilustram os mais de 60 anos de luta da categoria.

Com este exercício permanente de preservação de nossa história, pela perspectiva da própria categoria, o Sindipetro-LP busca fornecer às atuais e futuras gerações exemplos concretos de solidariedade, união e luta para defender os interesses de nossa classe – a classe trabalhadora.