Sindipetro-LP espalha em rodovias e avenidas de SP outdoors contra venda de refinarias

Privatização Não!

Desde o dia 11 de janeiro, motoristas que trafegam pelas principais rodovias do estado de São Paulo e grandes avenidas do litoral paulista estão se deparando com um tipo diferente de outdoor. No lugar da tradicional propaganda de produtos e serviços, uma mensagem política e cidadã à população, com uma mesma assinatura: “Vender nossas refinarias é vender o Brasil! Diga não!”.

Iniciativa do Sindipetro Litoral Paulista, que pela segunda vez promove esta ação, a instalação de outdoors visa conscientizar a população sobre o que está em jogo no país. Sob o pretexto de superar a crise, Temer destruiu direitos e agravou a crise do desemprego e da informalidade com a reforma trabalhista e terceirização irrestrita. Com a mesma desculpa, o governo Bolsonaro tenta aprofundar essa política e um dos focos é justamente a privatização e desmonte do patrimônio público, tendo a Petrobrás como um dos alvos centrais.

Nosso passado, sobretudo nos anos 1990 de Collor e FHC, demonstra que a venda de recursos e ativos estratégicos do país é boa apenas para o capital estrangeiro. Para o país é só prejuízo: a oferta de empregos cai, a indústria nacional é enfraquecida, a dependência brasileira de importações cresce, a subordinação aos interesses das multinacionais é enorme. Foi o caso da Vale do Rio Doce, um bem do país que foi entregue à iniciativa privada por valor irrisório e com financiamento do próprio Estado.

Não por acaso, uma das mensagens escolhidas para dialogar com a população trata justamente desta memória recente. “Se privatizar fosse bom a siderurgia nacional não estaria quebrada”, diz o outdoor instalado na Avenida Antonio Emmerich, uma das principais vias públicas de São Vicente. Na região, temos como principal exemplo a Usiminas, que chegou a empregar mais de 20 mil operários quando ainda era Cosipa e hoje não ultrapassa 2.500 funcionários. No primeiro sinal de crise, demissões em massa e retirada de direitos para manter a taxa de lucros. O Deus Mercado não tem pátria.

A campanha
No total, foram instalados oito outdoors, distribuídos nos seguintes pontos: Rodovia dos Imigrantes (altura do km 20, no sentido Litoral); Rodovia dos Tamoios (altura do km 24, sentido Litoral); Rio Santos (Próximo à Praia das Cigarras, no bairro São Francisco, em São Sebastião); Rodovia Ayrton Senna (km 42, sentido Rio de Janeiro); em São Vicente, na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, sentido (Ilha Porchat) e Avenida Antonio Emmerich (sentido Centro); e Avenida Brigadeiro Faria Lima (São Bernardo do Campo).

A campanha seguirá até 15 de abril. Ao longo de três meses uma parcela importante da população paulista terá acesso às mensagens espalhadas pelo Sindicato. Diante das dificuldades de pautar a soberania nacional na grande imprensa, inimiga histórica de tudo que é público e genuinamente brasileiro, esta campanha ganha uma grande importância como contraponto ao discurso hegemônico.

Além de seguir apostando nas mobilizações e greves, é preciso também disputar a consciência da população brasileira. Felizmente, como apontou pesquisa recente do Instituto Datafolha, a maioria  (60%) segue rejeitando as privatizações. É preciso redobrar esforços para que essa opinião ganhe mais peso e se transforme em força de ação para a necessária resistência aos ataques do governo.