Para fortalecer luta em defesa da Petrobrás, sindipetros de SP realizam Congresso Unificado

Dias 9 e 10 de fevereiro

A necessária resistência para barrar a tentativa de privatização da Petrobrás começa a ser construída pelo movimento sindical petroleiro. Os sindipetros Litoral Paulista, São José dos Campos e Unificado São Paulo, que representam a categoria no estado de São Paulo, irão debater e articular, nos dias 9 e 10 de fevereiro, em Guararema (SP), ações conjuntas para defender a companhia e o pré-sal.

Durante esses dois dias, palestras e debates serão realizados dentro da programação do 3º Coupesp (Congresso Unificado dos Petroleiros de São Paulo). A possível venda de refinarias ao estrangeiro e o equacionamento que a Petros tenta impor aos participantes e assistidos serão temas centrais. Afinal, longe de serem ataques isolados, eles compõem a já anunciada tentativa de privatização aos pedaços da companhia pelo governo Bolsonaro.

Fontes de intensa cobiça do capital internacional, a Petrobrás e o petróleo brasileiro já estão sendo colocados no balcão de negócios do mercado internacional e, diante disso, a necessidade de construir ações unitárias é cada vez mais urgente. “Na Plenária da FNP, realizada no final do ano passado em Santos, aprovamos inclusive a sugestão que os sindipetros de outras regiões do país repitam a experiência articulada aqui em São Paulo. Com o movimento petroleiro unificado nacionalmente a luta em defesa da soberania nacional terá muito mais chances de ganhar apoio popular”, defendeu Adaedson Costa, secretário-geral da FNP e coordenador-geral do Sindipetro-LP.
Em relação às refinarias, que estão na mira da sanha privatista do ministro Paulo Guedes, cabe lembrar que nas bases dos três sindipetros há unidades de refino (RPBC, no Litoral Paulista; REVAP, em São dos Campos; RECAP e REPLAN no Unificado São Paulo). Portanto, o 3º Coupesp acontece num momento estratégico para a luta em defesa da Petrobrás e dos recursos estratégicos do país.

Programação e local
 Um dos nomes de destque é o de José Sergio Gabrielli, ex-presidente da Petrobrás. Com formação em economia, ele comandou a empresa por sete anos, de 2005 a 2012.

O local escolhido para o congresso, a Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema (SP), tem um valor simbólico na atualidade: a escola, construída pelo Movimento Sem Terra (MST) há 13 anos, é um exemplo de solidariedade e trabalho coletivo: mais de mil pessoas, entre homens e mulheres, de 112 assentamentos e 230 acampamentos de diversos estados brasileiros, foram responsáveis por construí-la.

Em tempos de criminalização dos movimentos sociais, com o presidente Bolsonaro classificando entidades como o MST de "terroristas", ocupar este espaço é mais uma forma de defender as liberdades democráticas e o direito de lutar.

No total, serão 15 delegados por sindicato e mais cinco convidados. Os petroleiros e petroleiras da base do Litoral Paulista que quiserem e puderem integrar nossa delegação podem procurar um dos diretores do Sindicato para se inscrever. Solicitamos que o contato seja feito até o dia 31 de janeiro.

Confira abaixo a programação

- Dia 09 de fevereiro (sábado)

09h  – Abertura

09h30 – Conjuntura:

Palestrantes: Paulo Pasin e Sérgio Gabrielli

12h -13h – Almoço

13h00 – REFINO:

Palestrantes: Eduardo Costa Pinto (Ineep) e Helbert  Teixeira (Aepet)

15h30 - 16h  - Café

16h -19h –Previdência/PETROS:

Palestrantes: Paulo César Martin (FUP) e indicação FNP

20h – Jantar com confraternização