Equacionamento da Petros é tema de palestra na Astaipe

Direitos

Apesar do forte calor, a Astaipe teve casa cheia na tarde da última sexta-feira (1), em Santos, durante palestra sobre o Equacionamento da Petros.

A alternativa proposta em conjunto pelas entidades que defendem os assistidos e participantes para solucionar o déficit do fundo foi apresentada por Adaedson Costa, secretário-geral da FNP e coordenador-geral do Sindipetro-LP, e por Marcus Coelho, advogado da FNP e Sindipetro-LP.

Os perigos do Plano Petros 3, elaborado pela direção do fundo, também foram abordados. Um importante alerta é de que o ataque ao nosso fundo, assim como à AMS, é parte de uma política mais ampla de destruição não só de direitos, mas da própria companhia.

O que está em jogo é o desmonte de benefícios conquistados com muita luta pela categoria petroleira para tornar a empresa mais atrativa ao mercado. "Quanto mais enxuta, quanto menos custos com recursos humanos, mais lucrativa", este é a máxima da iniciativa privada e especuladores, que cobiçam há anos os valiosos ativos da Petrobrás.

Além da necessária mobilização da categoria, é muito importante seguir com o trabalho de conscientização e formação dos participantes e assistidos. Neste sentido, além de dar continuidade às palestras em diversas bases de petroleiros espalhadas pelo país, o Sindipetro-LP irá oferecer à categoria ainda este ano curso sobre previdência. Em breve, divulgaremos mais informações sobre esta iniciativa.

Quem sabe mais, luta melhor!