Bob Fernandes e José Sérgio Gabrielli participam de palestra sobre o futuro da Petrobrás

Nesta sexta (15)

A Associação Cultural e Beneficente dos Petroleiros (ABCP) realiza no próximo dia 15 de fevereiro (sexta-feira), às 18h30, palestra “A Importância da Petrobrás e do Futuro do País”.

O evento, que acontece na sede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Av. Conselheiro Nébias, 248 – Santos) , conta com a presença do jornalista Bob Fernandes e do ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli.

A Petrobrás tem sido alvo constante de ataques. Fontes de intensa cobiça do capital internacional, a Petrobrás e o petróleo brasileiro já estão sendo colocados no balcão de negócios do mercado internacional e, diante disso, a necessidade de esclarecer a população sobre esses fatos.

Não é segredo para ninguém que Jair Bolsonaro deu diversas declarações, antes mesmo de assumir a presidência, de que pretendia avançar no processo de venda de partes da Petrobrás. Castello Branco, novo presidente da companhia indicado por Bolsonaro, também escreveu no passado recente, na Folha de S. Paulo, artigo defendendo a privatização completa da companhia. E assumiu o comando da empresa defendendo a venda de ativos.

Como denominador comum, a justificativa para o desmonte da empresa está na suposta necessidade de recuperar o caixa da companhia, estimular a economia do país e gerar emprego através da abertura do mercado a novos concorrentes.

O que não é verdade porque há mais de 20 anos o mercado brasileiro está aberto para a iniciativa privada, mas somente a Petrobras investiu em aumentar o parque de refino nacional, gastando bilhões na ampliação de suas unidades e gerando milhões de empregos. Aliás, foi a Petrobras que impediu a crise energética, e consequente apagão, construindo termoelétricas que garantiram o abastecimento energético do país. Uma empresa privada, seguindo a lógica do lucro a qualquer custo, não desempenharia esse papel.

Currículos

JOSÉ SÉRGIO GABRIELLI, economista e professor da Universidade Federal da Bahia, que foi presidente (2005-2012) e diretor financeiro da Petrobras (2003-2005). Ele falará sobre a descoberta do pré-sal e sua importância para o cenário energético internacional, além de abordar a atual política do governo, que envolve a privatização em partes da companhia por meio dos leilões de campos de petróleo e de ativos valiosos, como refinarias, para as grandes petrolíferas internacionais.

BOB FERNANDES, jornalista com mais de 40 anos de carreira, que já trabalhou em grandes veículos como a Folha de São Paulo, IstoÉ, Carta Capital (sendo um dos fundadores) e que por sete anos, até novembro de 2018, foi comentarista de política no Jornal da Gazeta, da TV Gazeta. Ele falará sobre o papel da mídia e da comunicação no combate e na disseminação das fake news, protagonistas nas eleições de 2018 e que têm ajudado a alimentar as pautas ultraliberais e conservadoras da “nova” política, tais como a reforma da previdência; privatizações de estatais; criminalização de movimentos sociais, entre outros temas.