Petroleiros no Dia Nacional em Defesa da Previdência e contra o fim da Aposentadoria

Ato na praça da Sé

Os petroleiros do Litoral Paulista participaram nesta quarta-feira (20) do Dia Nacional em Defesa da Previdência e contra o fim da Aposentadoria, realizado por movimentos sociais, centrais sindicais e que recebeu representantes de diversas classes trabalhadoras do país.

O ato aconteceu na Praça da Sé, no Centro de São Paulo, coincidentemente na mesma data e horário em que o governo Bolsonaro apresentou o pacote de ataques aos trabalhadores, principalmente os mais pobres.

Após o III Congresso Unitário dos Petroleiros de São Paulo (Coupesp), em que foi retirada como resolução a participação da categoria no ato contra a reforma da Previdência, em São Paulo, o Sindipetro-LP convocou os petroleiros para uma caravana nesta data. Devido o ato ter sido em uma quarta-feira, às 10h, a maioria dos que se inscreveram foram aposentados e pensionistas, ainda assim, trabalhadores da ativa também reforçaram a caravana.

O ato na Sé foi uma primeira mobilização nacional dos sindicatos em torno de um tema que já tenciona a classe trabalhadora. Favoráveis ao governo Bolsonaro tem se manifestado sem considerar o retrocesso que está sendo imposto aos trabalhadores. O projeto da reforma da Previdência, prevê mudanças como idade mínima para se aposentar de 62 anos, para mulheres, e 65 anos, para os homens, com pelo menos 20 anos de contribuição. Para receber a aposentadoria integral o trabalhador terá que contribuir por pelo menos 40 anos.

Como era de se esperar, o governo deixou de lado os militares, políticos e magistrados, que recebem milhões de reais por ano em aposentadorias, além de outras “jabuticabas” que só existem no Brasil.