Petroleiros da Alemoa decidem iniciar mobilização contra redução do efetivo operacional

Em assembleia!

Nesta quinta-feira (21) foram encerradas as assembleias com os petroleiros, trabalhadores dos turnos do terminal Alemoa, em Santos. Por ampla maioria dos votos, 43 a favor, dois contra e três abstenções, os trabalhadores decidiram por iniciar ações e mobilizações contra a redução do efetivo operacional do Terminal.

As assembleias aconteceram na entrada dos turnos, nos dias 18, às 7h, 15h e às 23h, com os Grupos 1, 3 e 5 e na quinta, às 7h e às 15h, com os Grupos 2 e 4.

As assembleias foram chamadas após entrave negocial com a gerência, que mesmo com tentativas da diretoria de resolver com diálogo a questão, se negou a rever a decisão unilateral de reduzir um posto de trabalho da sala de controle. O resultado do pleito desmente o posicionamento da gerência que alegava ter o aval da força de trabalho para a redução do efetivo.

Com o fim do diálogo, coube aos trabalhadores, em assembleia, decidir por aceitar o fim do posto de trabalho ou iniciar mobilizações para pressionar a empresa. Venceu a vontade da categoria, que deverá já nos próximos dias iniciar mobilização.

"Na verdade a retirada do operador do painel, sem o devido treinamento, e a gestão de mudanças preconizadas pela própria empresa está sobrecarregando os operadores além de trazer riscos de acidentes para o terminal e para a circunvizinhança", relata o diretor do Sindipetro-LP, Fábio Mello.

Os representantes do Sindipetro-LP esperam que os números expressivos das assembleias sejam avaliados pela gerência e que a mesma retorne com o quadro operacional.