Sindipetro-LP promove eventos no mês da mulher

Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, data importante para a conscientização sobre os problemas que ainda são recorrentes às mulheres e uma oportunidade de pais, namorados, filhos e amigos prestarem suas homenagens a este ser forte e sensível, capaz de provocar mudanças ao seu redor, apenas por sua presença e talvez algum olhar de reprovação naqueles momentos em que a truculência masculina se impõe em um ambiente coletivo, mal acostumados aos séculos de discriminação e poder por eles estabelecidos.
O Dia Internacional da Mulher teve início no chão de fábrica, como muitas de nossas lutas.O princípio da luta pela isonomia de direitos ficou conhecido como um dos dias mais sangrentos da história contemporânea.

O Dia 8 de março de 1957, começou como um outro qualquer para operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, nos EUA. Também como em outros dias, mais uma vez essas mulheres passariam extenuantes 16 horas de trabalho, em local insalubre, para receberem cerca de um terço do que recebiam os homens, mesmo executando as mesmas funções.

Insatisfeitas com a situação que não previa mudanças, e cansadas de tanta exploração, declararam greve, ocupando a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho.
A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Cerca de 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

As consequências do fim trágico dessa história não poderia morrer com essas mulheres. Depois de 62 anos do assassinato dessas guerreiras, no dia 8 de março de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que a data passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, sendo reconhecido mundialmente somente no ano de 1975, por meio de um decreto, no qual a data foi oficializada pela ONU.

Evento na sede do Sindipetro-LP

No dia 15 de março (sexta) o Sindipetro-LP irá promover uma tarde de cinema, debate, chá da tarde e relaxamento para a categoria petroleira.
O evento que começa às 14h terá apresentação do filme “Acorda Raimundo... Acorda” que é um curta metragem criativo para fazer o debate sobre a opressão da mulher na sociedade capitalista.
Após a exibição a diretora do Departamento das Mulheres, Fabíola Calefi, irá debater a questão da mulher no cenário atual.
Logo após, será servido chá da tarde no salão de festas do Sindicato e serão disponibilizadas massagens e tratamentos para relaxamento. Compareça!

Litoral Norte
No dia 20 de março (quarta) o Sindipetro-LP irá promover uma tarde de cinema, debate, chá da tarde e relaxamento para a categoria petroleira.
O evento que começa às 13h terá apresentação do filme “Elza” que é um curta metragem criativo para fazer o debate sobre a opressão da mulher na sociedade capitalista.
Após a exibição a diretora do Departamento das Mulheres, Fabíola Calefi, irá debater a questão da reforma da previdência.
Logo após, será servido chá da tarde no salão de festas do Sindicato . Compareça!