Litoral Norte comemora, com evento, o Dia Internacional da Mulher

Filme, palestra e diversão

Na tarde desta quarta-feira (20), na subsede, me São Sebastião, aconteceu um evento dedicado ao Dia Internacional das Mulheres.

A atividade contou com a exibição do filme Acorda, Raimundo...Acorda que é um curta ue é um curta metragem criativo que traz o debate sobre a opressão da mulher na sociedade capitalista.

No enredo o personagem Raimundo, estrelado por Paulo Betti, acorda com os papeis familiar e civil invertidos. Onde sua esposa Marta (Eliane Giardini) obtém o ofício de constituir a renda doméstica, enquanto o marido recebe as atribuições do lar.

Outra crítica levantada é quanto a participação do homem dentro do convívio familiar, que por muito tempo esteve restrito apenas em trazer o sustento. Embora atualmente esteja perceptível que essa contribuição careça de ir mais além, auxiliando no desenvolvimento cognitivo dos filhos e na construção do caráter e dos valores éticos e morais dos mesmos

A diretoria do Departamento de Mulheres, Fabíola Calefi, também esteve presente e fez uma palestra sobre os impactos da reforma da previdência para as mulheres, o que acabou ocasionando um amplo debate entre os presentes.

Para se ter uma ideia da mudança, atualmente, é possível que a  pensionista acumule pensão por morte com aposentadoria, ou seja, a pessoa pode aposentar-se pelo INSS e também receber pensão por morte deixada pelo companheiro. A proposta de reforma previdenciária acaba com esta possibilidade: a pessoa deverá optar entre a pensão por morte ou a aposentadoria.

Para encerrar o evento foi disponibilizado um lanche da tarde.