Curso sobre previdência lota sala de aula e forma petroleiros para luta em defesa da Petros

No Sindipetro-LP

Iniciado no dia 19 de março, o curso sobre previdência complementar promovido pelo Sindipetro Litoral Paulista está com grande participação da categoria. Com duas turmas, nas terças e quintas, e salas de aula cheias, a formação está preparando petroleiros e petroleiras de nossa base para a necessária luta teórica e política em defesa da Petros e da aposentadoria pública.

As aulas estão sendo ministradas por Sebastião Carlos ‘Cacau’, coordenador do Instituto Classe Consultoria e Formação Sindical e colaborador do IBEPS (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais). As duas entidades, que atuam em parceria, são especializadas em formação para trabalhadores e dirigentes sindicais. No total, 54 associados estão participando do curso, cuja estrutura é de 36 horas-aula em doze encontros semanais.

Sob o título “Noções sobre previdência complementar: ênfase em fundos de pensão e Petros”, o curso é realizado de maneira pioneira no movimento sindical brasileiro. E mais importante, acontece em um momento sensível da atual conjuntura: de um lado, a gestão Bolsonaro tenta atacar nossas aposentadorias com a famigerada reforma da previdência; de outro, as direções da Petros e Petrobrás tentam, sob a tutela do governo, impor um plano de equacionamento injusto e criminoso aos participantes e assistidos.

Nesta primeira etapa, os alunos estão conhecendo o histórico da organização previdenciária no Brasil, a presença da seguridade social na Constituição Federal de 1988 e as reformas mais recentes nos regimes previdenciários públicos. Na sequência, irão conhecer a evolução e características do Regime de Previdência Complementar, assim como regimes de financiamento e papel do atuário. A última fase do curso irá se debruçar sobre a legislação específica/aplicação dos conceitos à legislação e estudará detalhadamente a Petros, tendo como fechamento um estudo comparado da previdência complementar em outros países.

“Nossa intenção é dar conhecimento teórico e político acerca do que é a previdência, das suas mudanças, do seu funcionamento no mundo e no Brasil, e dos impactos sobre a previdência complementar dos petroleiros. É uma iniciativa muito importante, pois ajuda a preparar a categoria para os enfrentamentos que já estão colocados”, ressaltou Cacau.

Outro objetivo do curso, de acordo com o secretário-geral da FNP e coordenador-geral do Sindipetro-LP, Adaedson Costa, é formar e qualificar a atuação de novos representantes da categoria no conselho da Petros. “A direção da Petrobrás investe pesado na formação de “empregados de confiança” para representar seus interesses. Interesses que são opostos aos nossos. De nosso lado, é papel dos atuais dirigentes sindicais investir em formação e estimular o surgimento de novas lideranças. Que tenham coerência na luta, mas que também saibam a fundo o tema da previdência complementar”.