Sindicatos elaboram tabela salarial unificada para empresas que atuam no Sistema Petrobrás

Contra farra das gatas

Fruto de grande esforço coletivo, os sindicatos de Petroleiros, Metalúrgicos, Construção Civil e Comissão de Desempregados elaboraram Tabela Salarial Unificada que servirá de referência às empresas que prestam serviços nas unidades da Petrobrás e Transpetro. Novos contratos de parada e manutenção deverão respeitar os valores estipulados para salários e vale-alimentação. Outros benefícios, garantias e particularidades de cada categoria não sofrem alteração.

A formulação deste documento, que já foi protocolado às gerências do Sistema Petrobrás, é uma ação histórica. Há muitos anos não se via uma articulação unificada de diferentes entidadesem prol de um mesmo objetivo: defender os interesses de toda a classe trabalhadora, independentemente da cor do crachá ou categoria específica.

Pode-se dizer que esta é uma ação pioneira no que se refere ao enfrentamento direto contra os efeitos da reforma trabalhista sobre a força de trabalho terceirizada. Desde sua implantação em 2017, sob o pretexto de superação da crise e geração de empregos, ela vem aprofundando o desemprego, elevando a informalidade, rebaixando salários e retirando direitos. É um verdadeiro “bolsa empresário” à custa do sofrimento da classe trabalhadora. A verdade é que em vez de oferecer novas vagas com o dinheiro economizado, os patrões estão enfiando no bolso todo o lucro obtido com essa reforma.

No caso do Sistema Petrobrás, a partir do cumprimento desta tabela salarial será possível retomar um ambiente de trabalho saudável, sem discriminação salarial e condições dignas de trabalho.