Por ACT digno e contra privatização, petroleiros de SP defendem plenária com os 18 sindipetros

II Congresso Paulista da FNP

Terminou neste domingo (7) o II Congresso Paulista de Petroleiros, mas a luta não para. Os petroleiros e petroleiras, reunidos na sede do Sindipetro-LP neste fim de semana, em Santos, encerraram a plenária final convocando toda a categoria a participar do ato em defesa da Petros, no dia 24 de abril, no Rio de Janeiro.

Tema sempre presente nos fóruns da categoria, a unidade do movimento sindical petroleiro foi mais uma vez reivindicada e discutida intensamente. Neste momento, em que os trabalhadores enfrentam um governo de extrema direita, concretizar este objetivo nunca foi tão necessário.

Para construir esta necessária união, que tem como meta a deflagração de uma forte greve nacional petroleira, uma das iniciativas encaminhadas é a construção de uma plenária nacional que envolva os dirigentes e trabalhadores de base dos 18 sindipetros.

Outro passo necessário é a consolidação de mesa única de negociação durante o ACT. A manutenção do nosso acordo coletivo de trabalho, com a preservação do emprego e de direitos fundamentais como AMS e Petros, depende dessa capacidade de atuação conjunta da categoria. As mobilizações em defesa da Petros têm sido o exemplo prático de que esta unidade é possível.

Por fim, ficou claro ao longo do congresso que a luta para barrar o desmonte do Sistema Petrobrás não será possível a partir da ação isolada dos petroleiros. É fundamental que essa luta, que é por soberania nacional, ultrapasse os muros da companhia e seja abraçada por toda a classe trabalhadora.

O enfrentamento à reforma da previdência, que permite a unificação de todos os trabalhadores, é o primeiro passo para atingir este objetivo. A batalha contra a destruição do patrimônio público e dos direitos sociais é uma tarefa de toda a classe. Os petroleiros, com sua tradição de luta e organização, podem e devem contribuir para construir a necessária resistência aos entreguistas de plantão.

As resoluções aprovadas no II Congresso Paulista de Petroleiros agora serão encaminhadas ao Congresso Nacional da FNP, que será realizado entre os dias 2 e 5 de maio, no Rio de Janeiro.