Fórum em defesa da RPBC será lançado no dia 22, às 19h, em Cubatão

Em defesa do emprego

O governo federal anunciou o plano e o presidente da Petrobrás está engajado em executar o quanto antes a venda de parte importante do parque de refino da companhia. E a Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão não é carta fora do baralho.

Diante disso, há somente duas alternativas àqueles que serão diretamente atingidos por uma possível venda da refinaria. A primeira é resistir e impedir que uma nova onda de demissões em massa aconteça na cidade. A segunda é assistir paralisado, após o que ocorreu na Usiminas, uma tragédia ainda mais grave sobre a cidade.

Se a sua opção é a primeira alternativa proposta, certamente você deve comparecer ao lançamento do Fórum Popular em Defesa da RPBC, que será no próximo dia 22 de abril, às 19 horas, na R. Assembleia de Deus, 39, 2º andar, Jardim São Francisco, em Cubatão.

Na ocasião, será exposta em detalhes esta ameaça. Além disso, a intenção é construir ações que ajudem a impedir que mais uma vez milhares de cubatenses sejam afetados por uma política desastrosa.

Cosipa ontem, Petrobrás hoje
Nos anos 1990 a Cosipa foi privatizada. E os principais capítulos dessa história nós conhecemos. O que antes era um patrimônio público, do povo brasileiro e cubatense, motivo de orgulho, passou a ser uma empresa privada preocupada apenas com o lucro dos seus acionistas. Na primeira crise, não hesitaram em mandar milhares de trabalhadores diretos e terceirizados pro olho da rua.

Resultado: quando em 2015 os chefes da Usiminas acharam que era bom negócio reduzir custos, fecharam o setor primário sem pensar nas consequências sociais e promoveram milhares de demissões. Até hoje a cidade não se recuperou.

O que vivemos no passado com a Usiminas deve servir de aprendizado. Se demorarmos para reagir, poderá ser tarde demais.

É preciso preparar a resistência, compartilhando este grave fato aos amigos e familiares e também protestando. Só assim as autoridades públicas se sentirão pressionadas a se posicionar ao lado do povo. Se a gente não lutar, a vida não vai melhorar!

Por isso, estamos lançando o Fórum Popular em Defesa da RPBC. Queremos que você, sua família, seus amigos e seus colegas de trabalho nos ajudem a defender a RPBC e nossos empregos.

O primeiro passo é participar do lançamento do fórum em defesa da RPBC, compareça!