Petroleiros encerram 12º Congresso da FNP com planos definidos para defesa da Petrobrás e do ACT 2019

Dias de entrega à luta petroleira


Neste domingo (5) encerrou o 12º Congresso da FNP, que neste ano apresentou o tema “A Tragédia das privatizações – de Brumadinho à entrega do pré-sal.

As delegações votaram as resoluções, debatidas nos grupos do trabalho durante todo o terceiro dia (sábado) do congresso. A integra das resoluções, com as alterações votadas pela plenária, assim como as moções propostas pelos grupos serão publicadas posteriormente. Nos próximos dias as propostas para o ACT serão revisadas pelo jurídico, e até o dia 4 de junho a FNP pretende entregar a proposta da categoria, dando tempo suficiente para que as negociações aconteçam antes de 1º de setembro, quando o act 2018 se encerra.

O congresso definiu apoio ativo à Greve da Educação, em resposta aos ataques à educação pública, marcada para o dia 15 de maio pelas entidades do setor, que convocaram suas categorias para uma paralisação nacional.

A categoria também irá definir um Dia Nacional em Defesa das Refinarias. Dentro desse tema, os petroleiros propõem atos, atrasos e paralisações nas refinarias e terminais, além de caravanas da FNP por todas as suas bases, inclusive nas oito refinarias que estão na lista de privatização do governo Bolsonaro.

Durante quatro dias os petroleiros das bases da FNP e oposições se debruçaram sobre os principais problemas que a categoria enfrenta: equacionamento do plano Petros, defesa da alternativa dos trabalhadores ao PP3, desmonte do Sistema Petrobrás e venda das refinarias.

Foram dias inteiros dedicados a estudos, palestras com especialistas e articulações das lideranças.

A defesa da Petrobrás é parte importante da recuperação do crescimento do país e garantia de soberania. Os petroleiros estão cientes dos desafios e dispostos a pagar o preço pela defesa da maior empresa brasileira.

Estamos na luta, comprometidos com a vitória da categoria petroleira, porque defender a Petrobrás é defender o Brasil!