Em 1ª negociação, Petrobrás propõe retirar direitos do ACT para preparar privatização

Desmonte



No primeiro dia de negociação, nesta quarta-feira (22) à  tarde, para debater o ACT 2019/2020, em mesa única com a FNP e FUP, a direção da Petrobrás apresentou uma proposta vergonhosa, que caracteriza um verdadeiro afronto a toda categoria petroleira, pavimenta a privatização da Petrobrás e ataca todas as cláusulas de segurança do emprego.

Suprimindo 25 cláusulas do atual ACT, a proposta ainda dizima direitos históricos, congela salários, além de uma série de outras perdas.

Esse início de negociação demonstra a política praticada pelo governo de Bolsonaro e de Castello Branco, atual presidente da companhia, que buscam a qualquer custo privatizar as estatais brasileiras. É o triunfo da ignorância e da estupidez. O presidente eleito não está à altura da grandeza e da complexidade do Brasil.

Nesse percurso, ficou claro que Castello Branco está apostando em práticas de confronto contra a categoria, repetindo o comportamento do governo Bolsonaro, que radicaliza contra instituições e a educação, no corte de recursos e retirada de direitos consagrados.

Como um bom aluno, Castello Branco segue à risca a cartilha ultraliberal de seu chefe Paulo Guedes, que pulveriza direitos dos trabalhadores e aniquila a companhia com a doação de ativos importantes como a BR Distribuidora, NTS, TAG, FAFEN’s, REFINARIAS e outras.

Por isso, nossa luta só está começando! Juntos e mais fortes vamos concretizar nossa unidade entre petroleiros, professores, estudantes e trabalhadores.

Confira na íntegra a proposta da direção da empresa.

Fonte: Sindipetro-RJ