Liminar garante que petroleiro participe da cerimônia de posse dos eleitos para CIPA do Edisa Valongo

Reforço na luta!

A nova política de risco/consequência e punibilidade no Sistema Petrobrás tem contribuído para o clima de assédio no Edisa Valongo, onde a gerência tem promovido uma onda de punições, que vão desde suspensão de trabalhador por sua participação em movimentos fora das unidades, à advertência por mascar chicletes, por não segurar no corrimão das escadas, ou por questionar atitudes da gerência e supervisores, entre outros.

Foi graças a essas atitudes, que o Sindipetro-LP se viu obrigado a pedir liminar na Justiça para que o petroleiro Anderson Mancuso, um dos cipista mais votado do Edisa, participasse nesta sexta-feira (7),  da cerimônia de posse da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) eleita pelos trabalhadores neste ano. A diretoria do Sindipetro-LP, representada pelo diretor Fabio Mello e Fábio Santos, esteve presente na cerimônia e falou sobre os problemas na unidade e da importância da CIPA para o trabalhador e para a empresa.

Mancuso recebeu suspensão de 10 dias por ter se envolvido em uma discussão durante atraso na RPBC, no ato em frente à refinaria no dia 15 de maio, em defesa da Educação. Segundo testemunhas, não houve agressão, e sequer a empresa apresentou provas que justificassem a punição.

Na terça-feira (4), a diretoria do Sindipetro-LP mobilizou os petroleiros do Edisa Valongo, em Santos, para falar dos assédios que estão causando não apenas punições, mas afastamentos por problemas psicológicos e físicos, devido o estresse no trabalho.

Para o sindicato, a punição aos trabalhadores e particularmente de Mancuso, conhecido por sua atuação em defesa da Petrobrás e na CIPA, cobrando melhorias no ambiente de trabalho, tem a intenção de coibir manifestações e engajamento dos petroleiros em causas que vão contra as decisões da gerência, que muitas vezes prejudicam a ambiência e desrespeitam o profissional.

A CIPA é uma importante ferramenta em defesa do trabalhador, e agora mais ainda, diante da ameaça do governo Bolsonaro em reduzir o número de Normas Regulamentadoras (NRs), o que deve aumentar os acidentes e mortes no trabalho.

O Sindipetro-LP parabeniza os novos membros da CIPA e se coloca à disposição da comissão para ajudar a fortalecer esse instrumento em defesa da vida dos trabalhadores.

Somente com a participação da categoria em todas as frentes de atuação é possível garantir melhores condições de trabalho e defender a saúde e segurança do trabalhador!