Sindipetro-LP disponibiliza curso preparatório para cipeiros no Litoral Norte

Dia 20 de julho

O Sindipetro-LP irá oferecer no próximo dia 20 de julho, na subsede, em São Sebastião, oficina sobre a NR 05, que trata do regramento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e tem como objetivo contribuir com a formação dos participantes da comissão, com uma abordagem a partir da perspectiva das necessidades e dos direitos dos trabalhadores.

 O curso pretende passar uma visão política diferenciada da CIPA e a sua importância na integração com o sindicato, destinado principalmente aos novos cipeiros e suplentes, e para aqueles que estão em seu primeiro ano de mandato no TEBAR e na UTGCA. Ao todo serão disponibilizadas 20 vagas. Havendo vagas remanescentes, poderão participar também aqueles que já fizeram parte de alguma gestão de CIPA em anos anteriores.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de julho com qualquer diretor do Litoral Norte ou ainda pelo telefone (12)3892-1484. Participe!

Sobre a palestrante
O curso terá duração de oito horas e será ministrado pelo IBEPS, por meio da engenheira de Segurança do Trabalho, formada pela UNIP, Vanessa Farias. A engenheira é auditora técnica em unidades armazenadoras (CENTREINAR - Viçosa-MG), assistente técnica de reclamantes em perícias judicias, com objeto de insalubridade, periculosidade, acidentes do trabalho e doenças do trabalho. Atualmente, Vanessa é assistente técnica de reclamantes em perícia judicial na REVAP, com o objeto de avaliação quantitativa de agentes químicos, entre eles o benzeno.

Objetivo
A formação pretende auxiliar para que os representantes eleitos aprimorem seus conhecimentos e tenham mais ferramentas para atuar e utilizar a CIPA em defesa dos trabalhadores.

Sob um olhar classista, essa formação traz conceitos sobre saúde e segurança do trabalho, um breve apanhado do desenvolvimento da saúde e segurança na história, legislação, exemplos práticos, e discussões sobre a CIPA, abordando também a realidade dos trabalhadores da Petrobrás, e as demandas específicas da categoria, como a atuação dos representantes no Grupo de Representação dos Trabalhadores do Benzeno (GTB).

Conteúdo do curso
Apresentação do que é a CIPA, para que serve, como podemos e por que devemos, utilizá-la no serviço;
Um breve relato da saúde e segurança dos trabalhadores na história;
NR 05 – Legislação;
Situação da saúde e segurança dos trabalhadores no Brasil e no mundo;
Doenças ocasionadas pelo do trabalho;
Discussão sobre Prevenção;
Mapa de Risco – breve histórico e utilização da ferramenta;
Acidentes do Trabalho e a CIPA;
Estudos de Caso - reuniões, encaminhamentos e atuação da CIPA;
Abordagem de temas específicos da Categoria - Participação do GTB (Grupo de trabalho do Benzeno) na CIPA - atribuições e atuação.