RPBC toma decisão unilateral e reduz número de cipeiros

De nove para seis titulares

Teve início na última segunda-feira (1º de julho) a eleição que definirá a próxima gestão da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC). O Sindipetro-LP recebeu a denúncia de que o número de cipeiros eleitos foi reduzido de nove para seis titulares e de oito para cinco suplente.

Essa alteração, totalmente unilateral, foi informada à força de trabalho apenas na sexta-feira (28), ou seja, no dia útil anterior ao início do pleito. Para piorar a situação, a medida foi tomada sem negociação prévia com a Comissão Eleitoral ou Sindicato.

No início do processo eleitoral, nos dias 3 e 4 de maio, a categoria recebeu duas circulares informando que a votação seria igual aos anos anteriores, com nove titulares eleitos. E as próprias cédulas de votação trazem a informação de que se deve votar em até nove candidatos.

Na manhã do primeiro dia de votação, a Comissão Eleitoral participou de uma reunião com o presidente da Cipa para discutir o problema e ficou acertado que os trabalhadores que votarem em até nove candidatos não terão os votos anulados.

O setor industrial da RPBC passou por crescimento nos últimos 15 anos com a revamp das unidades UFCC, URA, URC, HDS, HDT-NK, blending da AROE, ETDI, UGN, além da partida da nova unidade de tratamento de diesel, UT2. O crescimento da refinaria pode ser observado pelo aumento do número de equipamentos e consequentemente aumentam o perigo e as condições de risco.

Além disso, temos conhecimento de que em outras refinarias, que tiveram redução do efetivo por conta do PIDV, o número de representantes da Cipa foi mantido. Acreditamos que a saúde e segurança da força de trabalho é tanto do interesse da empresa quanto dos trabalhadores e do sindicato, e que a CIPA cumpre um papel fundamental na defesa desse interesse. Por isso, as mudanças com relação a sua composição e funcionamento devem ser sempre discutidas com a maior transparência possível.

O Sindipetro- LP enviou ofício na tarde ontem (03), solicitando uma reunião de urgência com os representantes da empresa e a Comissão Eleitoral, para tratar da manutenção do efetivo de 18 membros titulares e 16 membros suplentes. E a orientação do sindicato é para que os trabalhadores votem em até nove candidatos, número que defenderemos nessa reunião.