Petroleiros participam de curso de qualificação para cipeiros

Litoral Norte

No último sábado, 20 de julho, os petroleiros do Litoral Norte puderam participar de um curso para formação de cipeiros.  O treinamento teve por objetivo contribuir com a formação dos participantes da comissão, com uma abordagem a partir da perspectiva e da necessidade de aproximar a CIPA do sindicato e de conscientizar a importância da luta dos cipeiros pela defesa de um ambiente laboral salubre e seguro para os trabalhadores.

No sistema Petrobrás existe um ambiente laboral complexo que envolve periculosidade e insalubridade nas suas variadas formas: física, química ou biológica - sem contar a penosidade do trabalho em turno de revezamento. Esse conhecimento dá uma certa autonomia para fazer valer e cobrar da empresa o cumprimento das legislações, normas e regulamentos referentes à saúde e segurança do trabalhador e denunciar os abusos dos gestores, quando for o caso. Essa formação vem a auxiliar os representantes eleitos a terem mais ferramentas para atuarem e utilizarem a CIPA em defesa dos trabalhadores.

O curso, que teve duração de oito horas, foi  ministrado pelo IBEPS, por meio da engenheira de Segurança do Trabalho, formada pela UNIP, Vanessa Farias. No período da manhã foram abordados temas relacionados à  legislação (NR-5) e às prerrogativas dos cipeiros. No período tarde houve a simulação de uma reunião de CIPA entre os participantes e ao final foi feito um breve relato sobre o histórico de acidentes nas bases do Litoral Norte  e uma exposição sobre questões relacionadas à  investigação de acidentes.

As normas regulamentadoras vêm sofrendo duros ataques por parte do atual governo que resolveu reduzir as exigências e as obrigações do empresariado, de modo que estas medidas cortem as regras que protegem os trabalhadores de ambientes de trabalho insalubres e dos riscos de acidentes.

Com isso, a direção do Sindipetro LP dá continuidade à atual política de promover cursos e treinamentos voltados pra realidade dos petroleiros, assumindo o compromisso de campanha com a categoria. Fiquem atentos! Em breve divulgaremos novos cursos de formação voltado para a luta dos trabalhadores!