No dia 22, Cinepetro exibe filme que retrata ditadura militar e Comissão Nacional da Verdade

Entrada franca, em Santos

Dando continuidade ao projeto CinePetro, no próximo dia 22 de agosto será exibido o documentário “Verdade 12.528”, filme de 2013, dos diretores Paula Sacheta e Peu Robles. A exibição será às 19h30, com entrada franca, aberta para o público em geral. Após a exibição, haverá uma roda de conversa sobre o filme conduzida pelo professor de teatro Danilo Nunes.

O documentário, lançado às vésperas dos 50 anos do Golpe Militar de 1964, traz relatos de presos pela ditadura e familiares de vítimas do regime, que participaram da “Comissão Nacional da Verdade” (lei 12.528/2011), órgão temporário, criado para apurar os crimes cometidos durante os 21 anos do governo militar (1964-1985).

O debate sobre os crimes cometidos durante a Ditadura Militar voltou com toda força após a declaração vexatória do presidente Jair Bolsonaro, que disse: “se o presidente da OAB quiser saber como o pai desapareceu no período militar, eu conto para ele”, se referindo a Felipe Santa Cruz, filho de Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, desaparecido político, morto pela ditadura militar.

Segundo o livro "Direito à memória e à verdade", produzido pelo governo federal após relatório final da Comissão Nacional da Verdade, Fernando, na época com 26 anos, e o colega foram presos juntos em Copacabana por agentes do DOI-CODI-RJ em 23 de fevereiro de 1974.

Sinopse
Quase 50 anos depois do golpe militar que instaurou uma ditadura no país (1964-1985), foi criada, em 2012, a Comissão Nacional da Verdade. A lei que a criou (12.528/2011) dá nome ao documentário “Verdade 12.528”. O filme busca manter vina na memória uma das fases do Brasil que até hoje não é uma página virada.

Afinal, que crime daquele período ainda estão sem averiguação e continuam impunes? Quantos foram mortos como foram mortos, quem os assassinou? Onde estão os corpos de pais, irmãos, filhos, filhas, de centenas de cidadãos brasileiros? Até onde chegará o trabalho da Comissão da Verdade e o que a população espera?”

Participe e compartilhe conosco suas impressões sobre o filme. O Sindipetro-LP fica na Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias, Santos.