Sindipetro-LP realiza neste sábado (10) Seminário de Qualificação de Greve do Litoral Paulista

Participe!

Desde que Bolsonaro assumiu a presidência e escolheu para o comando da Petrobrás, Roberto Castello Branco, um declarado defensor da privatização da maior empresa do país, alertamos a categoria para o fato de que teríamos pela frente uma das mais duras campanhas reivindicatórias.

O alerta virou realidade. A “proposta” de ACT, que envolve o vergonhoso reajuste de 1%, banco de horas para todos os regimes de trabalho e exclusão de 19 cláusulas, é parte do projeto de desmonte e privatização da companhia.

Além disso, cabe lembrar que o autoritarismo e discurso de ódio de Bolsonaro não são palavras ao vento. Na Petrobrás, os gestores têm feito a lição de casa. Assédio moral, perseguição e punição a ativistas e dirigentes sindicais virou uma constante.

O momento exige coragem e organização

Diante deste cenário, não há outra saída senão a greve nacional e unificada da categoria. Mas não basta lutar, precisamos de organização e estratégias bem definidas. Questões que sempre surgem em nossas greves precisam ser discutidas prévia e coletivamente pela categoria.

Quais devem ser as estratégias do movimento nas refinarias? Como a greve pode ser fortalecida nas plataformas? Quais as orientações para os trabalhadores dos terminais,  prédios e unidades de  tratamento de gás? E, afinal, como enfrentar os grupos de contingência formados pela direção da empresa para enfraquecer a greve? Não há fórmula mágica para responder essas dúvidas e as direções sindicais terão muito mais chances de acertar os rumos da campanha com o envolvimento da base.

Nos últimos dias 1 e 2 de agosto, no Rio de Janeiro, o primeiro passo foi dado. A FNP realizou com os dirigentes dos seus sindicatos e integrantes das oposições um Seminário de Qualificação de Greve. No sábado (10), aliás, iremos compartilhar os principais encaminhamentos desta atividade.

O momento exige de nós coragem, organização e unidade. Por isso, sua participação em nosso seminário é fundamental. O Sindipetro Litoral Paulista convoca toda a categoria a participar, neste sábado (10), do Seminário de Greve dos petroleiros do Litoral Paulista. Será realizado das 9 às 13 horas, na sede (Santos) e subsede (São Sebastião) do Sindicato, com videoconferência durante a abertura e fechamento. Após a atvidade será realizada confraternização destinada apenas aos participantes e para isso, serão distribuídas pulseiras de identificação.

Programação

- 9h às 10h – Palestra sobre aspectos jurídicos da greve e repasse dos encaminhamentos do Seminário de Greve da FNP
- 10h às 12h – Participantes irão se dividir em grupos para apresentar, discutir e propor encaminhamentos para o Seminário Unificado de Greve da FNP e FUP
- 12 às 13h – Fechamento da atividade, com até 15 intervenções com o resultado dos debates em grupo