Petroleiros do Tebar fazem mobilização contra punições e proposta de ACT

Em São Sebastião

Hoje foi dia de atraso em São Sebastião. Trabalhadores do turno e adm do Terminal Almirante Barroso (Tebar) participaram de uma mobilização cuja pauta foi o acordo coletivo da categoria. Na noite desta quinta-feira (08) a gerência da empresa apresentou uma nova proposta rebaixada e ao que tudo indica sem grandes avanços. Os dirigentes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) estão reunidos, nesta sexta-feira (09), no Rio de Janeiro, para analisar ponto a ponto da nova proposta.

Outro ponto colocado no decorrer do atraso foram as punições de dois dirigentes do Sindipetro-LP. O diretor, Tiago Nicolini, tomou uma suspensão de quatro dias por ter, supostamente, infringido as normas internas da empresa, o Código de Ética e o Guia de Conduta. O Gerente Geral alegou, genericamente, que o trabalhador veio a "permanecer indevidamente" nas instalações da unidade, sem esclarecer a situação ou apontar outra justificativa plausível.

O diretor, José Marcos de Andrade Medina, lotado no Terminal Almirante Barroso (Tebar), recebeu duas advertências por negativas de execução de serviços baseadas em segurança, mas que para a empresa o trabalhador teria se recusado a realizar a tarefa sem nenhuma justificativa. Não é razoável que um empregado seja punido por se preocupar com a vida das pessoas, com a integridade dos equipamentos e com o meio ambiente, pois é justamente para evitar tais riscos que o trabalhador petroleiro é submetido a diversos cursos e treinamentos ao longo de sua carreira. Duas punições arbitrárias destinadas à dirigentes sindicais só demonstram à caça às bruxas que vem ocorrendo dentro do Sistema Petrobrás.

A privatização desenfreada, orquestrada pelo atual governo, a redução de efetivo e a desassistência dos píeres cuja única intenção da gerência é retirar os Técnicos de Operação do local e a precarização dos contratos dos trabalhadores terceirizados no Sistema Petrobrás também foramn alvo de discussão. E por fim, os dirigentes do Sindipetro-LP convocaram os trabalhadores para participar do Seminário de Qualificação de Greve do Litoral Paulista que acontece nesta sábado, das 9h às 13h, na sede e subsede da entidade.