Gestores de Merluza criam novos problemas e colocam trabalhadores em risco

Dias Perfeitos, para quem?

No dia 24 de julho o Sindipetro-LP publicou a matéria “Tirano vem instaurando clima de terror na plataforma de Merluza”. Através do personagem Petrolino foram denunciadas uma série de barbáries que andam acontecendo na Plataforma de Merluza.

Para tentar “sanar” os problemas a gerência da UO-BS criou uma comissão que nasceu maculada. Tudo isso porque o responsável pela comissão é o gerente de SMS que iria apurar a atuação de um subordinado e de outro colega, o gerente de produção. Esse é a famosa raposa tomando conta do galinheiro. A comissão Investigou a veracidade dos fatos apontados, onde todos que fizeram seu relato confirmaram as denuncias, porem diante do conflito de interesses os dirigentes do Sindipetro-LP fizeram nova uma denuncia, mas dessa vez esta foi levada à sede da Petrobrás. Até o momento não houve resposta.

Cabe aqui reiterar que tudo que foi denunciado está respaldado em provas, mas ninguém foi punido, o que é surpreendente já que situação já foi comprovada. Tamanho silêncio nos leva a um grande questionamento. .. Será mesmo que o código de ética da Petrobrás e o código de conduta (confira abaixo) se aplicam a todas as pessoas? O Sindicato e os trabalhadores querem acreditar que sim e que ele atinge todas as esferas.

É fato e notório que a gestão da PMLZ anda de mal o pior e resultado disso é que em muitos anos é a primeira vez que não se consegue quorum para realização da eleição da Cipa. O pleito já estava comprometido desde o início já que a força de trabalho não se sente a vontade para atuar na comissão uma vez que o gerente da plataforma tentou manipular atas e reunião da Cipa. Para ter ideia do tamanho da crise o prazo de inscrição foi prorrogado e nem mesmo assim teve inscritos.

Outro ponto, que traduz toda tamanha indignação, é que no GD deste ano o gerente do caso da Cipa, mesmo sem tempo hábil para conhecer toda a equipe de PMLZ, determinou aos seus supervisores que estes baixassem a nota de todos os embarcados. A atitude trouxe de imediato um prejuízo financeiro para grande maioria, pois tiveram seus resultados no RVE comprometidos, muitos chegaram a não receber sequer um real.  O “modus operandi” do gerente N-3 é agir com austeridade, e isso ate agora só tem trazido resultados ruins para ele e para Petrobrás.

Dias perfeitos para quem?

A alusão provocativa desse título é para chamar a atenção do GG da unidade, que com a premissa de verificar a eficácia da produção criou mais um índice, chamado Dias Perfeitos. Os dias seriam perfeitos se os trabalhadores de Merluza e das outras plataformas não tivessem que “matar um leão por dia” para entregar resultados.

Mais denúncia

Nada é tão ruim que não pode ficar pior.  Esse dito popular também se encaixa na plataforma.  O Sindipetro-LP recebeu a denúncia de que a brigada de incêndio está incompleta. Os gestores têm conhecimento dos fatos, mas nada fazem e isso coloca mais uma vez a força de trabalho em risco, dentre outros tantos assolam a vida dos embarcados.  Isso demonstra claramente que para o SMS e para a Petrobrás a segurança se mede pelo quanto implica em gastos. Segundo os trabalhadores os padrões da companhia proíbem terceiros da brigada e definem sua composição, mas em Merluza a coisa anda diferente. Quem custar menos entra na brigada.

Codigo de ética

2. Na relação com seus Empregados, o Sistema Petrobras compromete-se a:

2.11. prover garantias institucionais e proteger a confidencialidade de todos os envolvidos em denúncias éticas, visando preservar direitos e proteger a neutralidade das decisões;

3. Nas relações com o Sistema Petrobras, os seus Empregados comprometem-se a:

3.2. agir de forma honesta, justa, digna, cortês, com disponibilidade e atenção a todas as pessoas com as quais se relacionam, internamente e externamente, respeitando quaisquer diferenças individuais;

3.9. não praticar nem se submeter a atos de preconceito, discriminação, ameaça, chantagem, falso testemunho, assédio moral, assédio sexual ou qualquer outro ato contrário aos princípios e compromissos deste Código de Ética, e denunciar imediatamente os transgressores;

Princípios Éticos do Sistema Petrobrás

I. O respeito à vida e a todos os seres humanos, a integridade, a verdade, a honestidade, a justiça, a equidade, a lealdade institucional, a responsabilidade, o zelo, o mérito, a transparência, a legalidade, a impessoalidade e a coerência entre o discurso e a prática são os princípios éticos que norteiam as ações do Sistema Petrobras.

Disposições Complementares

III. O descumprimento dos princípios e compromissos expressos neste Código poderá implicar na adoção de medidas disciplinares, segundo as normas das empresas que compõem o Sistema Petrobras.

Codigo de  Conduta

4.14. Violência Psicológica, Assédio Moral e Assédio Sexual A violência psicológica se caracteriza por gestos, palavras, atitudes ou ações ofensivos, explícitos ou sutis, desqualificadores, discriminadores, humilhantes e constrangedores, decorrentes das relações de trabalho, que atentem contra a dignidade da pessoa e sejam potencialmente capazes de comprometer a carreira profissional, causar dano à sua integridade física e psíquica, podendo ocasionar deterioração do ambiente de trabalho.

4.14.1. Não praticar, nem compactuar com ações que envolvam a prática de atos repetidos de violência psicológica, como assédio moral e assédio sexual, nem de atos pontuais de natureza ofensiva, humilhante, impertinente ou hostil praticados individualmente ou em grupo, independente de relações hierárquicas entre as partes.