Sindicato promove debate, nesta terça (03), com membros do GT da Petros e candidatos para o Conselho

O futuro da previdência dos Petroleiros

No dia 3 de setembro, às 17 horas, os petroleiros da ativa, aposentados e pensionistas estão convidados para um debate sobre o Plano Alternativo ao Plano Petros 3 (PP-3). A atividade também irá apresentar os candidatos apoiados pela FNP para a eleição da Petros, bem como falar da importância desse pleito para o futuro do nosso fundo de previdência. O evento também contará com a presença do conselheiro fiscal eleito pelos participantes da Petros, Paulo Brandão Paulo Brandão, e dos candidatos aos conselho fiscal e deliberativo da Petros Agnelson Camilo, Fernando Siqueira, Paulo Cesar Martin e Cláudio Oliveira.

O Plano Alternativo tem como objetivo não permitir que a Petrobrás e o Governo acabem com o plano de previdência fechado de benefício definido, o PPSP e, mais do que isso, retirem suas responsabilidades sobre o plano e sobre a aposentadoria dos trabalhadores. A proposta do plano alternativo será apresentada esmiuçadamente no dia do debate.

Já o PP-3 é um plano de Contribuição Definida (CD) criado pela Petros, a pedido da Petrobrás, cujo principal argumento é de que os beneficiários que aderirem saberão exatamente quanto vão pagar mensalmente. Porém, os valores recebidos serão uma incógnita ao contribuinte até que se aposente e seja calculada sua contribuição com base no saldo individual acumulado ao longo dos anos. Quanto mais anos viver, menor será a remuneração.

Nosso futuro está em jogo. Participe da atividade e venha tirar suas dúvidas.