ACT da Petrobrás será discutido na Justiça do Trabalho

Mediação no TST

A Petrobrás informou, nesta segunda-feira (26), que ingressou com um pedido de mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) para discussão sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que se encerra no próximo dia 31.

Mesmo com todo assédio moral, os trabalhadores rejeitaram a proposta de ACT apresentada pela empresa, que retirava direitos históricos.

A proposta foi recusada ainda sob forte pressão da Petrobrás, que afirmou que passaria a aplicar a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) a partir do dia 1º de setembro, caso o acordo não fosse fechado.

Este argumento foi reforçado pela Gerente Executiva Industrial da Petrobrás, Elza Kallas, em visita à Revap, no último dia 20. Ao recorrer agora à mediação do TST, fica evidente que a ameaça não passava de chantagem para forçar os trabalhadores a aceitarem o rebaixamento de direitos.

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) irá se reunir para definir uma estratégia nesta nova etapa de negociação.

“Nossa unidade e mobilização impuseram, até agora, uma derrota à empresa, que já queria ter fechado o acordo rebaixado há tempos. É preciso continuar com esta luta”, afirma o presidente do Sindipetro-SJC, Rafael Prado.

Fonte: Sindipetro-SJC