Engenheira que sofreu assédio por aderir greve em 2015 manda recado: “jamais deterão uma primavera petroleira”

Após repercussão de discurso durante assembleia

O depoimento da engenheira Amanda Ferrari na assembleia dos petroleiros do Litoral Paulista, no último dia 20 de agosto, publicado nas redes sociais do Sindipetro-LP, tem repercutido entre os petroleiros, tendo sido assistido por mais de 5.800 pessoas, e foi compartilhado quase 800 vezes.

Amanda é engenheira da Petrobrás no Edisa Valongo, em Santos, e desde 2015 vem sofrendo assédio moral da gerência de sua unidade, por ter participado da greve dos petroleiros naquele ano. Sem baixar a cabeça, Amanda enfrentou como pode o assédio, porém, por consequência do estres vivido no dia a dia, desenvolveu transtorno de ansiedade, o que a afastou do trabalho temporariamente.

Diante das inúmeras manifestações de apoio, a petroleira, que devido ao seu quadro de ansiedade está afastada também das redes sociais, enviou ao sindicato agradecimento para ser transmitido a todos que de alguma forma chegaram a ela.

O Sindipetro-LP parabeniza Amanda por sua coragem e força e dispõe aqui suas palavras, que demonstram mais uma vez seu amor pela Petrobrás e pelo trabalhador petroleiro.

Pessoal,

Recebi com muito carinho cada um dos comentários sobre minha fala no sindicato que chegaram até a mim.

Naquele dia, mesmo diante de minha fragilidade emocional momentânea, e da vulnerabilidade de estar diante de muitos que me fizeram sofrer dentro da Petrobras, tirei força da alma para escrever um discurso improvisado, ali mesmo no meio do auditório. Eu estava indecisa se me expunha ou não naquele momento, mas a carteirinha do seu Orlando me deu forças. Queria mostrar que a Petrobras é muito mais do que um grupo de prestadores de serviço. É uma comunidade dedicada a uma causa: a soberania do Brasil.

Eles sabem que quebrar uma comunidade é a parte mais difícil quando se quer destruir uma causa. E é isso que eles vêm tentando fazer com uma proposta de acordo coletivo indecorosa e com toda a política de compra de votos dos cargos de confiança. Eles lá, nós aqui. Querem dividir para conquistar. Não conseguirão.

Por isso a unidade é importante nesse momento. Vamos seguir juntos nessa luta que tem o futuro do Brasil como norte das nossas conquistas. Não é uma busca por privilégios individuais, como muitos tentam pregar para desmoralizar nossa causa. O futuro do Brasil passa, sim, pela Petrobras.

Obrigada por cada abraço apertado, por compartilharem lágrimas, olhares, gestos e palavras comigo ao longo dessa semana. Sai mais forte do que entrei naquele prédio. E certa de que jamais deterão uma primavera petroleira. 🌻

Um abraço carinhoso,
Amanda