Depois de Macaé e São Paulo, próximo escritório da Petrobrás a ser fechado é o da Bahia

Ediba

Depois de anunciar o encerramento das atividades nos escritórios de Macaé (Edinc) e em São Paulo (Edisp), agora chegou a vez da unidade de Salvador, na Bahia (Ediba). O anúncio da desocupação do edifício Torre Pituba (Ediba),foi feito na última sexta-feira (6/9) pelo Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro) da Bahia.

A Petrobrás informou através de nota que não se trata de “ações pontuais em regiões específicas” e que faz parte de um planejamento da empresa de fechar outros escritórios pelo Brasil. vale lembrar que a estatal já desocupou o Edifício Novo Cavaleiros, em Macaé, o Edinc e o Edisp, em São Paulo, e que está deixando também o Edifício Ventura, no Centro do Rio de Janeiro.

A nota da empresa

A nota da Petrobrás diz ainda que: Estão em andamento estudos sobre outras instalações, de forma a adequar a ocupação dos espaços à estratégia de negócio da Petrobrás”. A empresa destaca ainda que a mudança de local de trabalho dos empregados faz parte de um movimento natural e que sempre são avaliados processos de redução de custos em suas atividades.

O fechamento de escritórios como o de Macaé e o de São Paulo o argumento da empresa foi o de que ocupar espaços disponíveis em instalações próximas ou em edifícios menos onerosos à companhia como foi o caso do Edisp, em São Paulo. Segundo a petroleira a economia com a relocação das equipes e a desocupação da unidade paulista será de cerca de R$ 20 milhões por ano.

Já o Sindipetro-BA teme que o fechamento de escritórios venham acompanhado de desmobilizações de mão de obra, principalmente de sub contratados.

Fonte: Click Petróleo e Gás