TST irá apresentar proposta de acordo coletivo nesta quinta-feira (19)

Após reuniões com a FNP, FUP e Petrobrás

Nesta quinta-feira (19) as federações de petroleiros, FNP e FUP, participaram de mais uma reunião unilateral com o juiz auxiliar da vice presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), para tratar do acordo coletivo de trabalho da categoria, que está em negociação de dissídio coletivo.

O resultado das reuniões, com a devida apresentação da proposta elaborada pelo próprio TST deverá ser apresentado ainda hoje, às 18h, com transmissão ao vivo no canal oficial do TST no Youtube.

Dentre os muitos pontos analisados, os sindicatos ressaltaram a importância de se manter os adicionais de Hora Extra a 100%, como forma de coibir ao máximo a necessidade de prorrogação da jornada de trabalho, tendo em vista o risco à saúde dos trabalhadores.

Outro ponto importante falado foi o reflexo do Plano de Equacionamento do Plano Petros, que aumentou muito a participação dos trabalhadores da ativa e principalmente dos aposentados e pensionistas.

A apresentação da proposta não significa o fim do acordo coletivo imediato, pois caberá à empresa aceitar ou não os termos do acordo, e caso aprove, as federações se reunirão para analisar, juntamente com o jurídico, os impactos do acordo proposto pelo TST. Somente após minuciosa análise, com o indicativo das federações, a proposta será levada para a categoria para ser votada em assembleia.