Executiva na FNP debaterá proposta do TST para Acordo Coletivo

Análise conjunta

No início da noite desta quinta-feira (19), o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), o ministro Renato Lacerda, apresentou uma proposta de acordo para os petroleiros e para a Petrobrás. O ministro ressaltou a seriedade e boa fé negocial das federações dos petroleiros e destacou a importância dos sindicatos na defesa do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

À tarde, a FNP e a FUP já haviam participado da terceira reunião de mediação unilateral com a Vice-Presidência do TST, onde ressaltaram a importância da preservação do ACT do Sistema Petrobrás.

Agora, as federações se reunirão para analisar, juntamente com o jurídico, o acordo proposto pelo TST. Somente após minuciosa análise, a FNP divulgará os novos rumos.

É importante frisar que essa proposta de ACT é do TST, sendo necessário que as duas partes, representações sindicais e Petrobrás, deem o aceite.

Na próxima semana, de terça-feira (24) a quarta-feira (25), as federações estarão reunidas para avaliar os caminhos a serem seguidos.

Vale lembrar que, antes da negociação ser mediada pelo TST, durante as assembleias, a empresa abusou na prática de assédio, com ameaças de retirada de funções gratificadas e cargos de confiança.

Clique aqui para ver a íntegra da proposta apresentada pela Vice-Presidência do TST à FNP, à FUP e à Petrobrás.

Fonte: FNP