Fórum em defesa da Petros avalia nesta quinta (17) nova proposta de equacionamento

Novo PED

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e entidades representantes da categoria participaram no dia 15 (terça-feira) de reunião com o novo presidente da Petros, Bruno Dias. Na reunião foi apresentada às entidades uma contraproposta, assinado pela Petros, em resposta ao plano alternativo elaborado pelas representações dos petroleiros ao Plano Petros 3. De acordo com o que foi divulgado, a nova proposta da Petros apresenta taxa de equacionamento menor do que está sendo cobrada atualmente, já incluindo os valores do PED 2018.

Numa primeira avaliação, a contraproposta contém melhores condições para os petroleiros, pois inclui muitos dos itens que faziam parte da proposta alternativa apresentada pelas entidades sindicais e associações de assistidos.

Assim, ficou decidido que a proposta da Petros será levada para avaliação no Fórum Ampliado em Defesa da Petros, nesta quinta-feira (17), no Rio de Janeiro, onde receberá os ajustes necessários para que diminuam o máximo possível os impactos do equacionamento sobre os petroleiros.

A preocupação do Fórum será impedir retirada de direitos e aumentos abusivos aos petroleiros, e ao mesmo tempo cobrar da Petrobrás as dívidas que tem com a Petros e que diminuiriam muito o equacionamento para a categoria.

Após os ajustes sugeridos pelo Fórum, as entidades voltarão a se reunir com a Petros na próxima terça-feira (22), para tentar fechar um acordo o mais rápido possível, tendo em vista que os descontos do equacionamento já foram autorizados pela justiça, após o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) derrubar as liminares que impediam o desconto da taxa extra e o PED 2018 que está prestes a ser cobrado, o que pode aumentar ainda mais os descontos dos assistidos e ativos. A contraproposta precisa ainda passar pelos órgãos decisórios para ser validada.

Fiquem atentos aos sites e redes sociais das entidades, por onde os comunicados e informações oficiais são divulgados e participe dos chamados em defesa da Petros e da Petrobrás.