BR Distribuidora lança programa de demissão e cria novas diretorias

"Transformação Organizacional"

A BR Distribuidora informou na última sexta-feira (8) o lançamento de seu plano de "transformação organizacional". O plano prevê a criação de três novas diretorias e um plano de desligamento de funcionários.

De acordo com o mais recente formulário de referência ativo da BR Distribuidora, a força de trabalho da empresa era composta por 3.095 funcionários até 31 de abril de 2019. No comunicado divulgado hoje, a companhia não detalha o tamanho do corte que pretende fazer, mas diz que a estimativa é de que o plano custe R$ 780 milhões e reduza custos anuais de R$ 650 milhões.

O programa estará aberto a adesões de 12 a 19 de novembro para todos os empregados da companhia, com desligamentos previstos para acontecerem no dia 10 de dezembro. Além dos mais de 3 mil funcionários, 5.478 terceirizados trabalham para a empresa.

Sobre as novas diretorias, a BR Distribuidora explica que a nova estrutura passará a valer em 1º de janeiro de 2020.

As três novas diretorias serão ocupadas pelos executivos que já exerciam funções correlatas. Henry Hadid será diretor jurídico, de auditoria e de compliance, Aspen Andersen será diretor de TI e digital e Leonardo Burgos será diretor de desenvolvimento de negócios e marketing.

As outras diretorias permanecem com seus titulares, restando ainda vaga a diretoria de gente e gestão, que permanece ocupada interinamente pelo presidente Rafael Grisolia.

As mudanças ocorrem após a privatização da BR, depois da realização de oferta secundária, realizada em julho, na qual a Petrobras reduziu sua participação na empresa de combustíveis de 71,25% para 37,5%, levantando R$ 9,6 bilhões.