Sindipetro-LP promove debate “Petróleo e a América Latina: riqueza e instabilidade política”

Nesta quinta, 14

Nesta quinta-feira (14) o Sindipetro-LP irá promover o debate “Petróleo e a América Latina: riqueza e instabilidade política”. Com início às 18h30, o debate terá Juliane Furno, doutoranda pela Unicamp, e Élio Colmenares, dirigente sindical venezuelano.

A tentativa de utilizar as riquezas naturais como impulsionadoras do desenvolvimento nacional teve, no caso do petróleo, como exemplos mais avançados Brasil e Venezuela na América Latina.  Apesar das diferenças entre esses países, uma relativa autonomia conquistada nunca foi bem recebida pelas potências estrangeiras, em especial os EUA.

Em qual medida a atual instabilidade política da região está relacionada com o controle da principal matriz energética do mundo é motivo de debate.

O intuito do evento é expor as experiências da Petrobrás e da PDVSA, comparar semelhanças e diferenças, erros e acertos, mas principalmente identificar os riscos que esse modelo orientado para o desenvolvimento nacional encontra no atual cenário político.

Sobre os palestrantes
Juliane Furno  formada em ciências sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em desenvolvimento economico na Unicamp. Doutoranda em economia na Unicamp, assessora na Câmara dos deputados, especialista em desenvolvimento econômico e Petrobrás. Além disso, é  autora do livro é "20 anos do Sindipetro-NF: uma história de lutas".

Élio Colmenares é dirigente sindical venezuelano. Atualmente também é diretor de formação e convenções coletivas da Federação dos Servidores Públicos.