Sindicatos filiados à FNP assinam ACT da categoria

Acordo coletivo 2019

Nesta sexta-feira (22), às 15h30min, os sindicatos filiados à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) assinam a minuta do Acordo Coletivo 2019/2020, conforme deliberado nas assembleias.

Assim, encerra-se oficialmente a campanha reivindicatória da categoria. O acordo terá um ano de vigência e os valores retroativos a 1º setembro de 2019 serão pagos no dia 10 de dezembro.

É importante salientar que a direção da Petrobrás demorou duas semanas para chamar a FNP e seus sindicatos filiados para, finalmente, formalizar a assinatura do ACT, sem qualquer justificativa plausível. Esse tipo de atitude prejudica a negociação da PLR e da Tabela de Turnos, pontos ficaram de ser negociados após a assinatura do ACT.

Termo de Compromisso
Na quinta-feira (21), a Petrobrás enviou para à FNP e aos seus sindicatos filiados o Termo de Compromisso para a assinatura do ACT, já com a devida retificação assinalada na última terça (19) pela federação sobre o item que trata do Banco de Horas. Ainda assim, a FNP e o seu corpo jurídico vão analisar os termos do documento para identificar outras possíveis inconsistências.

Campanha Reivindicatória
A Campanha Reivindicatória 2020 / 2021 já se inicia agora, pois sabemos que a estratégia da atual gestão da Petrobrás será novamente insistir na retirada de direitos com a finalidade de facilitar a privatização.

Por isso é importante que a categoria se mantenha unida para reverter os ataques aos direitos dos petroleiros que virão por aí, sobretudo, para defender a Petrobrás das privatizações.