Liminar mantém plano de desligamento voluntário na BR Distribuidora

redução de R$ 650 milhões anuais

A BR Distribuidora informou que foi concedida liminar em mandado de segurança na véspera para garantir a regular continuidade do Programa de Desligamento Optativo (PDO) na companhia, mantidos todos os prazos e regras nele previstos, até o posterior julgamento de mérito do tema.

"A companhia ressalta que continuará acompanhando todas as demandas judiciais que discutam o referido programa e tomará todas as providências cabíveis pelos meios legais e éticos com o objetivo de assegurar os direitos dos funcionários que optaram pelo PDO...", disse a companhia em nota.

Na semana passada, a Justiça do Rio de Janeiro havia concedido liminar que suspendia o programa de desligamento voluntário da BR Distribuidora, iniciado em 9 de novembro, atendendo a pedido do sindicato da categoria no Rio de Janeiro.

No início do mês, a distribuidora de combustíveis lançou programa de desligamento voluntário que inclui custos de R$ 780 milhões para sua implementação, prevendo também redução total estimada de despesas de cerca de R$ 650 milhões anuais.

Entenda o programa

O programa de desligamento foi divulgado aos funcionários no último dia 8. Os desligamentos estavam previstos para ocorrer no dia 10 de dezembro.Não foi informada a estimativa de quantos funcionários devem aderir ao programa.

Quem optar pelo desligamento receberá indenização financeira e extensão de alguns benefícios por tempo determinado, além de um programa de recolocação profissional conduzido por consultoria especializada.

A BR Distribuidora, maior empresa do setor de distribuição de combustíveis do Brasil, teve lucro líquido de R$ 1,3 bilhão no terceiro trimestre deste ano, o que representa um aumento de 23,9% na comparação com o mesmo período do ano passado.