Empresas interessadas em refinarias da Petrobrás terão um dia para entregar propostas

45% da capacidade total de refino do país

As empresas que estão participando do processo licitatório para a aquisição das quatro primeiras refinarias de um total de oito que estão à venda pela Petrobrás terão prazo a partir do dia 5 de março do próximo ano até as 13 horas do dia seguinte para apresentarem suas propostas na chamada fase vinculante — na qual as empresas que estão participando podem fazer a chamada diligência prévia. Nesta, o investidor analisa os riscos do negócio , e apresenta as propostas vinculantes para a compra dos ativos.

De a acordo com notícia publicada nesta sexta-feira pela Reuters e confirmada pelo GLOBO, a Petrobrás teria enviado carta-convite a quatro empresas para participarem da fase vinculante, que foi iniciada no último dia 22: a chinesa Sinopec, o fundo de investimentos Mubadala Investment, de Abu Dhabi, e os grupos brasileiros Ultra e e Raízen.

Os grupos selecionados se comprometeram a manter sigilo nos detalhes das negociações.

Nessa primeira etapa as refinarias que estão à venda são Abreu e Lima (Renest), em Pernambuco, Landulpho Alves (Rlam), na Bahia, Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e Alberto Pasqualini (Refap), no Rio Grande do Sul — incluindo seus ativos logísticos locais.

As quatro refinarias têm uma capacidade, somadas, de 950 mil barris por dia, cerca de 45% da capacidade total de refino do país.

Mas as empresas selecionadas para apresentarem suas propostas não deverão entrar sozinhas no negócio. De acordo com fontes do mercado neste momento se desenvolvem intensas negociações entre as empresas e outros grupos de investidores, incluindo traders, para a formação de consórcios.

Alguns deles já participaram de outros processos licitatórios feitos pela Petrobras, como a recente venda da Transportadora Associada de Gás (TAG), que opera a rede de gasodutos nas regiões Norte e Nordeste, para um consórcio liderado pela francesa Engie. Dentre esses traders estão Glencore, Vitol e Trafigura.

Segundo grupo é menor
O segundo grupo, com as quatro refinarias restantes, é bem menor do que o primeiro, com uma capacidade total da ordem de 200 mil barris diários. São elas a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Minas Gerais; a Refinaria Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas; a Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará; e a Unidade de Industrialização do Xisto (Six), no Paraná.

A fase não vinculante para a entrega das propostas dos interessados nessas unidades será iniciada em 17 de janeiro do próximo ano.

Fonte: O Globo