Protesto paralisa RPBC em solidariedade à Fafen-PR e greve na Allcontrol

Mobilização unitária

IMG-6924
Concentração na portaria 1 da RPBC com petroleiros diretos e terceirizados

Petroleiros terceirizados e diretos protestaram na manhã desta sexta-feira (24), na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão e UTE Euzébio Rocha, atrasando o início do expediente em mais de duas horas nos portões 1 e 10. A mobilização, realizada pelos sindicatos de petroleiros, metalúrgicos e construção civil, também teve a presença da Comissão de Desempregados de Cubatão.

Além de ser um gesto de solidariedade aos mais de mil trabalhadores ameaçados de demissão no Paraná, com o anúncio de fechamento da fábrica de fertilizantes de Araucária (Fafen), a paralisação também foi uma demonstração de unidade com os trabalhadores da Allcontrol, que estão em greve na refinaria desde terça-feira (21).

Desde que o assumiu o contrato de manutenção de elétrica e instrumentação, a empresa vem cometendo irregularidades que vão desde atrasos nos pagamentos, o não pagamento de vale-alimentação e o desrespeito aos salários previstos na tabela salarial unificada articulada pelos sindicatos e aprovada em assembleia pelos terceirizados. A empresa tem pagado aos trabalhadores salários até 50% inferiores aos exigidos pelas entidades sindicais, além de apresentar uma postura truculenta contra os dirigentes sindicais e grevistas.

IMG-1484
Concentração de petroleiros terceirizados no portão 10

No caso dos petroleiros diretos, a mobilização também pautou demandas específicas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) como a tentativa da empresa em impor uma nova tabela de turno e banco de horas.