Petrobrás investiga incidente em fábrica de fertilizantes que será desativada

Fafen

A Petrobrás investiga um incidente ocorrido na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen), em Araucária (PR) que ocorreu no dia 31 de janeiro. Segundo a empresa, houve uma parada súbita em uma caldeira e em compressores do tanque de armazenamento de amônia da fábrica, o que exigiu um procedimento preventivo de segurança.

Os compressores têm o objetivo de controlar a pressão do tanque, retirando os vapores para manter a pressão estável. Devido à parada, diz a Petrobrás, foi acionado um sistema preventivo aliviador, que ventila os vapores para a atmosfera e os dissipa com água, o que é considerada uma operação normal de segurança. “A situação está sob controle e não há riscos para as pessoas e o meio ambiente”, afirma nota da Petrobrás.

A Araucária Nitrogenados S/A (Ansa), subsidiária da Petrobrás e dona da fábrica, afirmou que o vapor oriundo do sistema de alívio de pressão do tanque, ao ser dispersado na atmosfera, não causa danos à população nem ao meio ambiente. Já a FUP afirmou que “o vazamento de amônia aumenta a insegurança dos trabalhadores e pode atingir a comunidade de Araucária”.

Segundo a Petrobrás, todas as medidas para normalização das atividades já estão sendo tomadas. “A empresa está tomando todas as medidas para assegurar o acesso dos trabalhadores à fábrica”, diz a nota da empresa.

A Ansa está investigando as causas do incidente. “É incomum e também será investigado que, embora a ocorrência tenha se dado às 15h, o sistema de alarme tenha disparado por volta das 23h, sem qualquer agravamento da situação”, afirma o comunicado da estatal.

Fonte: Isto É Dinheiro