Petrobrás anuncia início de fase vinculante para venda de mais 3 refinarias

Reman,Lubnor e SIX

A Petrobrás informou que iniciou fase vinculante para a venda das refinarias Isaac Sabbá (Reman), no Amazonas, Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor), no Ceará, e Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná.

Essas quatro refinarias estão dentro de um plano maior da empresa de vender ao todo 8 refinarias, com o objetivo de levantar bilhões de dólares. O desinvestimento, que faz parte do plano da empresa de vender cerca de metade de sua capacidade de refino, inclui ativos logísticos de cada unidade.

A Reman, localizada em Manaus, possui capacidade de processamento de 46 mil barris/dia e seus ativos incluem um terminal de armazenamento.

A Lubnor, localizada em Fortaleza, possui capacidade de processamento de 8 mil barris/dia, é uma das líderes nacionais em produção de asfalto e a única no país a produzir lubrificantes naftênicos, segundo a Petrobras.

A SIX, localizada em São Mateus do Sul, possui capacidade instalada de 6 mil barris/dia e seus ativos incluem uma mina em uma das maiores reservas de xisto betuminoso do mundo e uma planta de processamento de xisto.

No início de janeiro, o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco, havia dito que a empresa esperava receber propostas pelas três refinarias em alguns dias.

As 8 refinarias representam cerca de 50% da capacidade de refino nacional, totalizando 1,1 milhão de barris por dia de petróleo processado.